Gastos com TI na AL devem crescer mais do que na Europa e EUA, diz IDC

0

Os investimentos em tecnologia da informação na América Latina devem crescer 13% neste ano, taxa que, se confirmada, representará uma expansão significativamente maior que a dos Estados Unidos (com 7%) e a União Européia (5%), de acordo com o estudo Latin America Black Book 2007, divulgado nesta terça-feira (26/6) pela IDC Latin America, por meio de teleconferência para a imprensa.

A região, que representa apenas 3,3% do mercado mundial, só deve perder para países como a Índia, que vai aumentar seus gastos em TI em 25%, Turquia, cuja previsão é responder por 27% dos aportes, e a China, que deverá ser responsável por 16% dos investimentos globais.

De acordo com o estudo, o Brasil responderá pela maior parcela dos gastos totais da região, com 46%, seguido pelo México, com 23%, e a Argentina, com apenas 6%. A previsão é que o país feche o ano com um crescimento superior a 15% (em dólar) em suas compras de TI.

Segundo o gerente do grupo central de pesquisas da IDC Latin America, Emerson Gibin, a exceção da Argentina, os investimentos dos países latino-americanos são decorrentes de fatores como o crescimento estável das economias e da popularização de produtos como PCs, impressoras e handhelds, que deram um grande impulso ao mercado de TI da região. Somente as vendas de computadores aumentaram quase 20% em 2006, segundo ele.

Apesar do forte crescimento do chamado mercado de consumo, a maior parte das receitas, segundo Gibin, virá do mercado corporativo. As empresas de grande porte (de 500 a 999 funcionários) e as muito grandes corporações (com mais de mil funcionários) serão as que investirão mais em TI na América Latina. Entretanto, observa ele, as pequenas e as médias empresas são as que vêm aumentando de forma mais rápida os gastos com tecnologia na região. Enquanto a grandes e muito grandes corporações devem apresentar crescimento anual médio de 13% e 9,1%, respectivamente, para os próximos quatro anos, as PMEs aumentarão seus gastos em 15,9% e 16,5%.

Para 2009, a IDC prevê que as médias empresas devem elevar significativamente os gastos com TI no mercado latino-americano, superando, pela primeira vez, o segmento de grandes e muito grandes corporações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.