Pesquisa revela que 66% das empresas brasileiras fizeram compras online em 2006

0

Em 2005, 63% das empresas brasileiras realizaram compras eletrônicas, enquanto que no ano passado 66% disseram ter utilizado a internet da adquirir um produto ou serviço, o que rrepresentou um aumento de 3,8%, de acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira de e-business. Segundo o levantamento, as principais ferramentas utilizadas para isso foram negociações eletrônicas, sourcing, portal de compras e solicitação online de preços (e-RFQ), além do VMI (reposição automática de estoques).

O estudo aponta, ainda, que as compras realizadas eletronicamente representaram 25% em relação ao volume total das transações realizadas no país. Dentre os principais benefícios apontados pelos entrevistados estão a redução do tempo gasto para efetuar cotações e pedidos e a redução do tempo de entrada do pedido e seu faturamento.

Outra constatação da pesquisa foi o crescimento de 27% dos pedidos de compras eletrônicas em 2006 em relação ao ano anterior, superando a expectativa de 23% previstos em 2005. "Isso se deve principalmente ao rápido retorno dos investimentos, à busca constante pela redução de custos, além da difusão dos benefícios dessa prática por diversos players do mercado", analisa o presidente da Associação Brasileira de e-business, Richard Lowenthal.

Segundo ele, é possível observar ainda o uso do e-mail, do telefone e do fax como os principais canais utilizados para efetuar pedidos. Para os próximos anos, prevê Lowenthal, a tendência é de diminuição desses canais, exceto o telefone, que não deve apresentar grandes reduções. "Essa tendência pode ser justificada pelo processo de migração para o meio eletrônico, além da integração dos tradicionais canais com outros sistemas."

Um outro dado obtido pela pesquisa está relacionado à representatividade das compras eletrônicas referente aos materiais produtivos e indiretos. Segundo as empresas, 67% do e-procurement praticado está ligado aos materiais indiretos, ou seja, àqueles não considerados estratégicos para as organizações. "No caso dos itens críticos, o meio eletrônico é aplicado apenas depois de uma longa negociação, ajudando na troca de documentos eletrônicos e nos processos de ressuprimento", explica Lowenthal.

Finalizada este mês, a pesquisa ouviu 81 organizações de grande e médio porte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.