Vendas de celulares caem e de smartphones aumentam no 1º trimestre

0

As vendas mundiais de telefones móveis caíram 13%, para US$ 35,5 bilhões, no primeiro trimestre deste ano, seguindo a sazonalidade das vendas após as festas de fim de ano, de acordo com pesquisa da Infonetics Research.

No longo prazo, porém, o estudo prevê que as vendas de telefones móveis devem aumentar, devido principalmente ao crescimento em países em desenvolvimento, em decorrência da queda dos preços, fruto da economia de escala. Por outro lado, com o acirramento da competição e a saturação do mercado nos países desenvolvidos deve manter a tendência de queda nas vendas, diz o relatório.

A crescente popularidade dos smartphones, entretanto, pode reverter esse quadro, gerando um novo alento aos fabricantes de aparelhos, segundo o estudo. Um sinal disso é que a receita com a venda de smartphones cresceu 10% no primeiro trimestre, fazendo com que esses aparelhos representem 18% do total de unidades vendidas.

"Até o momento, as vendas de smartphones estavam direcionadas aos usuários corporativos, mas o lançamento do iPhone da Apple e do BlackJack da Samsung, smartphones com apelo ao consumidor final, pode mudar essa tendência e alterar a dinâmica do mercado de telefonia móvel", disse Richard Webb, analista diretor Infonetics Research.

Mesmo assim, o instituto prevê queda na receita mundial com a venda de aparelhos para os próximos anos. Em 2010, por exemplo, a estimativa da Infonetics é que a receita global alcance US$ 117,5 bilhões, uma redução de 18% em relação a 2006.

Segundo a empresa de pesquisas, da receita total com celulares no ano passado, 20% foram nos Estados Unidos, 34% na Europa, Oriente Médio e África, 36% na Ásia Pacífico e 10% no Caribe e América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.