TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Projeto de dispositivos móveis para deficientes visuais poderá receber recursos da Finep

Postado em: 26/08/2008, às 18:27 por Redação

O projeto submetido pela Cinq Technologies, que opera como fábrica de software para várias empresas nacionais e estrangeiras, está entre os qualificados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que vai destinar R$ 450 milhões para apoio a projetos inovadores em todo o país. Neste ano, do total de 2.612 propostas válidas candidatas a chamada pública do Programa de Subvenção Econômica, apenas 801 foram aprovados na fase de pré-qualificação. Nesta fase foram avaliados: grau de inovação da proposta em relação a outras soluções existentes, impacto no mercado, importância para a sociedade e a capacidade técnica da equipe envolvida no desenvolvimento do produto, serviço ou processo. O resultado final sai dia 17 de outubro.

O projeto da Cinq, inscrito na área de Desenvolvimento Social, está relacionado a adaptação de dispositivos móveis para facilitar a execução de atividades da vida diária de portadores de deficiência visual, utilizando para tanto a tecnologia de posicionamento georeferenciado, em especial serviços baseados em localização (LBS, na sigla em inglês). A solução é composta por aplicações de localização de pontos urbanos, rastreamento de pessoas, serviços de emergência, navegação, localização de pessoas, rotas de ônibus e pagamentos.

Como resultado desse projeto, a empresa espera que as aplicações baseadas em LBS possam atender às necessidades de mobilidade dos deficientes visuais, e também beneficiar os usuários sem deficiência.

O produto possui um método de localização que utiliza a rede celular ou sistema de posicionamento global (GPS), interface de entrada e saída de dados acessível a deficientes visuais, aplicação compatível com a maioria dos aparelhos que permitem a execução de aplicativos Java e desenvolvimento e patenteamento de um novo algoritmo com maior precisão entre os algoritmos que utilizam métodos de localização baseado em redes celulares.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top