Projeto de dispositivos móveis para deficientes visuais poderá receber recursos da Finep

0

O projeto submetido pela Cinq Technologies, que opera como fábrica de software para várias empresas nacionais e estrangeiras, está entre os qualificados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que vai destinar R$ 450 milhões para apoio a projetos inovadores em todo o país. Neste ano, do total de 2.612 propostas válidas candidatas a chamada pública do Programa de Subvenção Econômica, apenas 801 foram aprovados na fase de pré-qualificação. Nesta fase foram avaliados: grau de inovação da proposta em relação a outras soluções existentes, impacto no mercado, importância para a sociedade e a capacidade técnica da equipe envolvida no desenvolvimento do produto, serviço ou processo. O resultado final sai dia 17 de outubro.

O projeto da Cinq, inscrito na área de Desenvolvimento Social, está relacionado a adaptação de dispositivos móveis para facilitar a execução de atividades da vida diária de portadores de deficiência visual, utilizando para tanto a tecnologia de posicionamento georeferenciado, em especial serviços baseados em localização (LBS, na sigla em inglês). A solução é composta por aplicações de localização de pontos urbanos, rastreamento de pessoas, serviços de emergência, navegação, localização de pessoas, rotas de ônibus e pagamentos.

Como resultado desse projeto, a empresa espera que as aplicações baseadas em LBS possam atender às necessidades de mobilidade dos deficientes visuais, e também beneficiar os usuários sem deficiência.

O produto possui um método de localização que utiliza a rede celular ou sistema de posicionamento global (GPS), interface de entrada e saída de dados acessível a deficientes visuais, aplicação compatível com a maioria dos aparelhos que permitem a execução de aplicativos Java e desenvolvimento e patenteamento de um novo algoritmo com maior precisão entre os algoritmos que utilizam métodos de localização baseado em redes celulares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.