Trensurb investe R$ 1,5 milhão em nova rede multimídia

0

Um grande projeto de infra-estrutura de rede, confiável e de alta disponibilidade, capaz de suportar dois empreendimentos importantes, denominados multimídia e bilhetagem eletrônica, acaba de ser contratado pela Trensurb, empresa responsável pela operação dos trens urbanos no eixo Norte da Região Metropolitana de Porto Alegre. O projeto envolve investimentos da ordem de R$ 1,5 milhão e compreende atualização tecnológica, manutenção e suporte técnico da rede lógica. A infra-estrutura de rede é da Enterasys Networks e a implementação e suporte pós-venda ficarão a cargo da TechDec, empresa especializada no mercado corporativo com sede em Porto Alegre, parceira da fabricante desde 1998. O processo de seleção aconteceu por meio de um pregão eletrônico.

A Trensurb adquiriu três switches Enterasys Matrix N7, que oferecem recursos de switching e roteamento para controle de usuários e aplicações. Além disso, foram instalados 38 switches Enterasys SecureStack C3 – também com recursos de switching e routing – todos com tecnologia Power over Ethernet (PoE). A contratação também incluiu equipamentos para a estruturação de uma rede sem fio.

A nova infra-estrutura, segundo Valdinei Marques Nascimento, da gerência de informática da Trensurb, viabilizará a realização de dois importantes projetos da companhia, que beneficiarão diretamente mais de 170 mil passageiros. Por essa razão, a rede é considerada de alta criticidade.

Um dos novos projetos da Tensurb é o sistema multimídia, que trará benefícios como a instalação de 500 câmeras de vídeo com centralização de imagens; painéis eletrônicos para informações institucionais e informativas, instalados nas 17 estações de passageiros; canais de voz; canais de TV e trens com conexão wireless. O segundo projeto está relacionado à bilhetagem eletrônica e interface multimodal, o que permitirá que o usuário, com o mesmo cartão eletrônico, utilize o sistema de ônibus da capital, além do trem, o que gerará cerca de 5 milhões de transações por mês.

Ainda de acordo com Marques, a implantação da nova rede Enterasys teve início em junho último, com um levantamento minucioso de todas as variáveis da estrutura atual, para a elaboração de um cronograma. Na segunda fase, está previsto um laboratório para teste de todos os equipamentos e simulação das condições e situações da instalação real. Posteriormente, haverá um período de 90 dias para avaliação do comportamento da rede, o que permitirá à TechDec identificar se há a necessidade de mudanças, principalmente na topologia. Em paralelo, será realizado um treinamento para uso do software de gerenciamento e utilização dos equipamentos. A expectativa é que o projeto seja concluído em outubro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.