Metade dos consumidores pretende optar por um PC na próxima compra de eletrônico

0

Um levantamento recente sobre a intenção de compra de eletrônicos do brasileiro revela que 47% dos consumidores devem optar por um desktop, notebook ou netbook na próxima compra. A pesquisa, encomendada ao Instituto Ipsos pela Intel, revela que apenas 16% das pessoas planejam comprar uma TV com tela de LCD e 8%, um celular. O estudo mostra, também, que 58% dos domicílios nas regiões metropolitanas possuem computadores, sendo que 56% possuem um desktop e 15%, ao menos um notebook. A maior base de computadores portáteis está concentrada nas classes de maior poder aquisitivo – 47% dos lares da classe A e 23% dos lares da classe B possuem um notebook. Mesmo nas classes C e D, a presença de mais de um computador no domicílio já alcança índices de 7% e 4%, respectivamente.

A pesquisa constatou que o Brasil começa a seguir a tendência mundial de individualização do PC – equipamento utilizado por apenas uma pessoa -, com 19% dos domicílios com mais de um computador. Enquanto apenas 12% dos desktops nos lares são considerados de uso individual, para os notebooks essa porcentagem sobe para 46%.

Mesmo entre as pessoas que não têm computador em casa, o índice de acesso à internet é elevado – 93%  das pessoas que não têm um PC na residência acessa a internet regularmente; o índice sobe para 96% entre aqueles que têm um microcomputador. Entre os entrevistados que não têm conexão à web em casa, 76% disseram usar lan houses e 33% declararam que acessam a rede mundial na casa de amigos ou parentes, enquanto 15% se conectam no trabalho.

Para o estudo foram ouvidas 2,5 mil pessoas de 16 regiões metropolitanas. Em termos geográficos, o Nordeste tem a menor penetração de computadores (53%) e, consequentemente, o menor grau de individualização (15%). Já o Centro-Oeste, puxado pelo Distrito Federal, é a região com maior inclusão digital, com 64% de domicílios com um computador pessoal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.