TSE estima que 10 milhões de eleitores já usarão biometria em 2012

0

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai ampliar os testes do sistema de identificação pessoal por meio de impressão digital nas eleições municipais de 2012. Para isso, mais 800 mil eleitores passarão pelo recadastramento biométrico que está sendo feito pelo órgão. A meta do órgão é chegar a 10 milhões de eleitores habilitados a votar em urnas eletrônicas por meio de biometria já no pleito do próximo ano. Na próxima etapa, o TSE quer que sistema seja adotado por 20 municípios de cinco estados (Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Rondônia e Tocantins).

Segundo o presidente do órgão, ministro Ricardo Lewandowski, o recadastramento biométrico aumenta a segurança da votação. “Nós demos um passo extraordinário com a identificação biométrica dos eleitores. A eleição se processa a prova de qualquer fraude e a prova de qualquer equívoco, a biometria não só aumenta a segurança na identificação do eleitor, mas reduz o tempo de votação”, disse.

Lewandowski também disse já se reuniu com a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, desembargadora Suzana Maria Carvalho Oliveira, juízes eleitorais, chefes de cartórios e servidores da Justiça Eleitoral, para uma avaliação do processo de recadastramento biométrico no estado. “Verificamos que, superados os percalços iniciais, as coisas estão caminhando bem. Cerca de 50% das metas já foram atingidas e, tenho certeza e a convicção de que no dia 16 de dezembro estaremos aqui, juntos, comemorando a vitória do recadastramento de todos os eleitores de Sergipe”, disse.

A estimativa do TSE é que, nas eleições de 2018, todos os eleitores do país possam ser identificados por meio do sistema biométrico de impressão digital. Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.