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Realidade Aumentada tem impacto positivo na indústria, empresas de serviços e treinamento, diz pesquisa

Postado em: 26/10/2018, às 20:39 por Redação

A PTC anuncia o resultado de nova pesquisa realizada em conjunto com o Aberdeen Group, intitulada, "How the Best-in-Class Use Augmented Reality for Superior Service Management" (Como os melhores do setor utilizam a realidade aumentada para o melhorar o gerenciamento de serviços). Os dados do estudo identificam melhorias financeiras significativas por empresas do setor industrial que adotaram a realidade aumentada (RA) e fornecem as melhores práticas para revelar o potencial de tecnologia em vários ambientes.

Além do relatório, a PTC anunciou dados exclusivos da Aberdeen que mostram que as empresas que utilizam a RA sentiram um crescimento significativo dos negócios ano após ano e melhoraram dramaticamente os seus resultados.

"O ritmo acelerado do mercado global, a transformação digital e a crescente escassez de trabalhadores altamente qualificados produziram uma ameaça disruptiva para as empresas", disse Tom Paquin, analista de pesquisa do Aberdeen Group. "Entretanto, como ficou evidenciado pelo nosso mais recente relatório com a PTC, as empresas que investem em RA, particularmente as fábricas e as empresas de serviços, têm a oportunidade de obter uma vantagem competitiva."

Para as empresas, a RA pode capacitar os trabalhadores a compreender e interagir com os mundos físico e digital, desenvolver novas habilidades com tempo e custo de treinamento reduzidos e tomar decisões com maior rapidez. Consequentemente, as empresas podem liberar o aumento da produtividade e melhorar a eficácia do treinamento, fabricação e serviço.

Em muitos setores, essa nova estratégia também complementa a Internet of Things (IoT). Mais de 70% das organizações pesquisadas já usam IoT para capturar e compartilhar diagnósticos e dados com partes interessadas externas. Isso representa um enorme oportunidade para a Realidade Aumentada que aumenta exponencialmente o valor desses dados para uso de serviço.

Além disso, 67% dos usuários de tecnologia de Realidade Aumentada usam IoT especificamente como meio de realizar reparos remotos, considerando visualizações compartilhadas, que também fornecem diagnóstico em tempo real e informações para um ativo que pode ser reparado na tela. Essas capacidades podem ser disponibilizadas entre dois técnicos, ou mesmo entre um técnico e um usuário final, levando o reparo remoto a um nível totalmente novo.

"A Realidade Aumentada é um dos segmentos que mais crescem no mercado de TI e já demonstrou que pode criar valor comercial significativo para as empresas que adotam a RA. As empresas do setor industrial estão ansiosas para aprimorar as experiências dos clientes, abrir novos fluxos de receita e interromper o progresso da concorrência, promovendo novas capacidades de RA para diferenciação dos produtos e serviços", disse Jim Heppelmann, presidente e diretor executivo da PTC. "Os casos de uso que estão sendo desenvolvidos para os clientes finais têm um forte foco nas instruções de serviço ou manutenção ao permitir que reduzam o tempo de inatividade da máquina e maximizem o valor do produto."

Já para Mike Campbel, vice-presidente executivo de RA da PTC, a Realidade Aumentada pode oferecer uma vantagem significativa às empresas do setor industrial como parte de sua transformação digital geral. "Os clientes da PTC estão aproveitando melhor os investimentos existentes em CAD, IoT e digitalização de conteúdo por meio de experiências de RA, que permitem às pessoas visualizar e interagir com o mundo digital no contexto em tempo real de seu trabalho diário."

Adoção sob a marca Vuforia

Em consonância com os dados e as conclusões do relatório da Aberdeen, a PTC registou um crescimento e uma adoção substanciais em toda a sua unidade de negócios de RA dedicada. Mais de 60.000 aplicativos comerciais de RA foram implantados com o mecanismo Vuforia da PTC. Além disso, mais de 14.000 participantes aderiram ao programa Vuforia Studio Free Trial da PTC, fornecendo feedback valioso sobre as prioridades do caso de uso e requisitos de hardware. Além disso, mais de 550.000 desenvolvedores registrados usam o Vuforia como sua plataforma preferida para criar aplicativos de RA.

A PTC tirou proveito do Vuforia para expandir a capacidade do seu líder de mercado, o ThingWorx®, a plataforma de inovação industrial que permite aos clientes visualizar, instruir, orientar e aprimorar as interações com coisas físicas. Dados da Aberdeen mostram que a tecnologia da Internet das Coisas (IoT) é atualmente uma função de 82% de todas as empresas que utilizam RA.

O relatório da Aberdeen, que investiga casos de uso de serviço de RA das melhores empresas do setor versus todos os outros adotantes, oferece os seguintes destaques:

• As empresas de serviços que usam a realidade aumentada tiveram um desempenho significativamente melhor do que os não usuários na retenção de clientes, satisfação do cliente e melhoria de receita ano a ano;

• As melhores empresas do setor obtiveram, em média, um desempenho 25% melhor do que suas semelhantes em todas as medições de desempenho, incluindo conformidade regulatória e de SLA;

• 34% das melhores empresas aproveitam o treinamento com RA, 31% usam guias no local e 25% utilizam o compartilhamento de conhecimento com base em realidade aumentada (RA).

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