Médias empresas consideram TI essencial para negócios

0

Uma pesquisa realizada pela Economist Intelligence Unit, braço de informação de negócios do The Economist Group, que edita a revista The Economist, revela que as empresas médio porte consideram TI uma ferramenta estratégica de crescimento, sobretudo em um cenário em que as grandes corporações aumentam o seu poder de penetração no mercado.

Patrocinada pela SAP, a pesquisa ouviu 3.700 executivos de empresas que faturam entre US$ 20 milhões e US$ 500 milhões por ano, do setor público e privado, da Europa, Ásia/Oceania e Américas. No Brasil, foram consultadas 242 pessoas, dos quais 61% são proprietários das empresas ou diretores.

No caso do Brasil, 41% dos entrevistados citaram a força crescente das grandes corporações como a principal ameaça competitiva ao crescimento das médias empresas nos próximos três anos. Muitos concordaram que a pressão cada vez maior sobre os preços, os crescentes custos de matérias-primas e serviços e a saturação de mercado serão alguns dos obstáculos que as suas respectivas empresas precisarão sobrepor para competir efetivamente no mercado.

Diante desse cenário, 64% dos executivos brasileiros acreditam que TI será um importante fator de crescimento das médias empresas, enquanto 66% consideram as soluções de hardware e software um elemento crítico para manter a flexibilidade do negócio. A concessão de incentivos fiscais para investimento e a redução de burocracia foram citadas por muitos executivos como as duas principais contribuições do governo para o crescimento das médias empresas nos próximos três anos.

Se citaram as grandes corporações como a grande ameaça aos seus negócios, os entrevistados destacaram, por outro lado, que as médias empresas possuem muitas vantagens competitivas. A maior rapidez na execução de mudanças de estratégicas foi apontada por 49% dos entrevistados como armas-chaves que os diferenciam na luta por participação no mercado. Outros indicaram aspectos como custos operacionais menores e relacionamento mais estreito com os clientes.

Entretanto, a pesquisa deixou claro que são justamente essas características que os entrevistados apontaram como mais prováveis de se deteriorarem no processo de crescimento dos negócios. ?A mensagem inequívoca desse estudo é que empresas de médio porte desejam crescer, mas temem perder as características que foram originalmente responsáveis por seu sucesso?, disse Léo Apotheker, membro do comitê executivo da SAP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.