Anatel e FNDC defendem novo marco legal com convergência

0

O superintendente de Serviços de Comunicação de Massa da Anatel, Ara Apkar Minassian, e o representante do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), José Carlos Torves, defenderam nesta terça-feira (27/6) a criação de um novo marco legal para o setor de comunicação de massa a partir da convergência digital. Ambos participaram de audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados sobre o impacto da digitalização de rádios e TVs no processo de outorga de concessões.

Minassian e Torves concordaram que a convergência digital exige a modernização da legislação. Torves lembrou que o atual Código Brasileiro de Telecomunicações é de 1961. "Se não houver um novo marco legal, haverá maior concentração dos meios de comunicação nas mãos de poucos", alertou.

Os dois também disseram que o momento é propício para a aprovação de uma lei geral, que regulamente todo o setor, já que há maior interesse da sociedade sobre o assunto. Torves, no entanto, defende uma lei única ? que está sendo chamada de lei geral da comunicação de massa pelos segmentos que trabalham com comunicação social ? que reúna a radiodifusão (rádio e TV) e as telecomunicações (telefonia fixa e móvel, internet e TVs a cabo). Essa, aliás, é uma antiga reivindicação do FNDC.

Segundo ele, a reunião dos dois temas em um único código é fundamental para "não corrermos o risco de criarmos privilégios e brechas que impeçam a democratização da comunicação sob o argumento de legislações diferentes".

Já o superintendente da Anatel disse que o novo marco legal pode ser feito em leis diferentes. Ele chegou a propor que o Congresso aprove logo uma lei regulamentando as questões mais urgentes, como a convergência digital, deixando para um segundo momento outros tópicos referentes à comunicação. Minassian também afirmou que uma nova legislação poderia contemplar as diferenças entre as várias regiões do País, principalmente entre os centros urbanos mais populosos ? como São Paulo ? e o interior do Brasil. Nas grandes cidades, segundo ele, o espectro de freqüência tem limitações que não se encontram nas cidades menores.

Minassian declarou ainda que não é contra a ampliação do poder de fiscalização da Anatel, conforme foi proposto pela deputada Maria do Carmo Lara (PT-MG) durante a audiência. Para ele, a agência poderia cuidar da fiscalização técnica e dos conteúdos gerados pelas rádios e TVs. Ele, porém, defendeu a manutenção da definição da outorga e renovação nas mãos do Ministério das Comunicações.

Para a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), autora do requerimento que sugeriu a realização do debate, o país precisa de novos critérios para concessão de canais de rádio e TV. O objetivo seria desconcentrar um setor que, segundo ela, "é um bem público que está nas mãos de poucos". Ela preside a subcomissão que vai propor mudanças na legislação de comunicação do país, que tem como relatora a deputada Maria do Carmo.

Segundo Erundina, a missão do Congresso é produzir uma legislação que "tente corrigir o caos legal" sobre o tema no Brasil. A lei também serviria para dar mais transparência ao processo de outorga, criar formas de controle social sobre os meios de comunicação ? principalmente em relação ao conteúdo gerado – e ampliar a produção regionalizada.

Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.