Fórum digitalizado encurtará em 70% o prazo de tramitação de processos

0

O governador José Serra inaugurou na terça-feira (26) o primeiro fórum totalmente informatizado do Brasil na cidade de São Paulo. O Foro Regional XII ? Nossa Senhora do Ó, na região Oeste da capital, sequer conta com prateleiras e estantes, afinal tudo está armazenado em computadores e fica disponível 24 horas por dia pela internet. Para o governador, o fórum inaugura uma nova etapa na história do poder judiciário do Estado. "Neste fórum, a Justiça nem tardará nem faltará, porque ela transita online, eliminando papéis, reduzindo a burocracia, mas respeitando os princípios fundamentais da publicidade e da transparência dos atos judiciais, bem como o direito das partes."

Serra lembrou que, pela excelência de seu saber jurídico e das suas decisões, o Tribunal de Justiça de São Paulo sempre foi um parâmetro para o judiciário nacional. "Agora, com essa iniciativa, ele se afirma também como uma referência na adoção de tecnologia de ponta como ferramenta na promoção do direito e da legalidade", ressaltou o governador.

A informatização do fórum foi feita com recursos orçamentários do estado e do próprio Tribunal. "O governo do estado, por intermédio do banco Nossa Caixa, que oferece uma contrapartida pelos depósitos judiciais, tem dado um forte apoio a esse processo", frisou Serra. Segundo ele, o montante de recursos chegou aos R$ 208 milhões nos últimos anos ? R$ 74 milhões são decorrentes de um termo aditivo firmado em março deste ano para aquisição de equipamentos de informática.

Informatizado, o fórum, segundo o presidente do TJ de São Paulo, desembargador Celso Luiz Limongi, vai reduzir gastos com o transporte de documentos, além de contribuir para a diminuição do impacto ambiental mediante a economia de toneladas de papel. "Quando a máquina de escrever foi usada pela primeira vez, foi um verdadeiro escândalo, ela era proibida. Hoje, temos que aceitar a computação, trabalhar com os computadores. Nossos funcionários já estão capacitados para isso e terão treinamento permanente, os juízes e os desembargadores igualmente", observou.

A expectativa de Limongi é de que o trâmite jurídico seja amplamente aprimorado. Ou seja, o prazo de resolução de uma pendência judicial em tramitação nesse fórum digital encurtará bastante. "Há um cálculo segundo o qual essa redução chega a 90%. Eu não sou tão otimista assim, mas 70% do tempo nós ganharemos sem dúvida nenhuma. Então, um processo que leva 12 meses, será concluído em três, quatro meses."

O desembargador acredita que a Justiça paulista possa ser totalmente digitalizada em cerca de quatro anos. "A vida do advogado vai se transformar para melhor. Ele não precisa mais comparecer ao cartório e aguardar no balcão o atendimento demorado de um funcionário, porque ele tem na internet todas as informações com muito mais precisão, rapidez e comodidade", afirmou Limongi.

O fórum terá três varas cíveis e uma de família e sucessões. Está prevista, ainda, a instalação da 2ª Vara da Família, que aguarda a nomeação de magistrado. As instalações do novo fórum contarão com dois cartórios: um especializado na área cível, que atenderá as três varas, e outro na área de família, além de uma central de atendimento. Ao todo serão 34 funcionários, incluindo os serviços de apoio administrativo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.