O crescimento do mercado de outsourcing de recursos humanos, registrado nos últimos anos, impulsionou um grupo de executivos a criar a ABPO-RH (Associação Brasileira de Provedores de Outsourcing), associação que tem como objetivo difundir as vantagens competitivas de modalidade de serviço.
Sem fins lucrativos, a ABPO-TH reúne as principais empresas fornecedoras de serviços de terceirização de processos de RH no Brasil, e tem como propósito estabelecer condições que mantenham os processos de outsourcing dentro dos estritos padrões técnicos, morais e éticos reconhecidos pela sociedade local, nacional e internacional.
Segundo Eduardo Quadrado, presidente da ABPO-RH, a associação vai desenvolver e divulgar os benefícios do outsourcing, patrocinando pesquisas, demonstrando números e iniciativas, para trazer novas metodologias e tecnologias, que contribuam para o crescimento do outsourcing. Ele ressalta que a área de recursos humanos vem passando por um momento de transformação. ?Até pouco tempo atrás, o RH era visto como mero executor de tarefas administrativas e operacionais. Hoje, já está ficando mais clara a idéia de que, mais do que gerenciar pessoas, o RH tem de estar alinhado com as estratégias de negócios das empresas.?
Também está entre as metas da ABPO-RH estreitar o relacionamento com os órgãos governamentais e regulatórios, visando ao melhor entendimento dos vários impactos que os provedores de serviços e seus clientes sofrem com as conseqüentes modificações e alterações legais que regulam as relações trabalhistas no Brasil.
Para Renato Morcelli, diretor de relações institucionais e marketing da ABPO-RH, a questão tributária será outro ponto abordado pela associação. ?Vamos tentar reduzir a carga tributária que hoje incide sobre as empresas. A ABPO também tem planos de atuar junto aos sindicatos patronais e de empregados para a realização de pesquisas salariais, para oferecer informações não só aos associados, como também para o mercado?, finaliza.
O conselho diretor da ABPO-RH tem como vice-presidente José Cabral, da ASM; diretor de relações internacionais Ricardo Paulauskas, da RH Top; diretor administrativo-financeiro Daniel Arnaldi, da Build Up; diretor de desenvolvimento organizacional Alexandre de Botton, da ProPay; e Arlindo Felipe Junior, da ASM, que será secretário executivo.