Número de internautas residenciais chega a quase 24 milhões

0

O número de pessoas com acesso residencial à internet no Brasil chegou a 23,7 milhões em julho, 3,5% superior ao apurado em junho de 2008 e 28% maior que os 18,5 milhões registrados em julho de 2007. Este é o número mais representativo apurado desde que o Ibope/NetRatings, empresa que faz o principal levantamento de audiência de internet no Brasil, começou a fazer a pesquisa, em setembro de 2000.

A quantidade de pessoas com acesso residencial à internet, dado que é trimestral, continuou a indicar que 35,5 milhões de pessoas podem acessar a rede mundial de computadores a partir de seus lares.

Com 24 horas e 54 minutos por pessoa, em média, o tempo de navegação também aumentou. A média de tempo subiu 1 hora e 42 minutos mais do que a de junho, o maior patamar já alcançado no país desde o início da pesquisa. O brasileiro continuou a ser o internauta residencial que mais navegou, se comparado com os outros nove países medidos com a mesma metodologia – além do Brasil, foram medidos Estados Unidos, Austrália, Japão, França, Alemanha, Itália, Suíça, Espanha e Reino Unido.

"Tradicionalmente, o mês de julho, por ser férias escolares e por ser a internet a principal atividade para parte dos jovens estudantes, mostra crescimento no tempo de consumo desta mídia", comenta Alexandre Sanches Magalhães, gerente de análise do Ibope/NetRatings. "A relação que o usuário mais jovem tem com a internet é de paixão extrema, ao contrário das gerações que nasceram sem a web", completa.

Os países que mais se aproximaram do tempo residencial médio do internauta brasileiro foram a Alemanha (21h06min), os Estados Unidos (20h50min), a França (20h17min) e o Japão (19h21min).

As categorias com melhor desempenho por número de usuários residenciais em julho, comparando com junho de 2008, foram "informações corporativas", com crescimento de 16,5%, atingindo 9,1 milhões de internautas, "finanças, seguros e investimentos", que cresceu 5,9% e recebeu 9,7 milhões de visitantes únicos, "automotivo", com 5,6% de aumento no número de usuários e com visitas de 3,8 milhões de pessoas, "computadores e eletrônicos", que cresceu 5,4% em número de usuários, atingindo 18,8 milhões de brasileiros, além de "entretenimento", cujo crescimento no período atingiu 4,5%, recebendo a visita de 19,4 milhões de brasileiros.

Já no período de um ano, enquanto a internet residencial ativa cresceu 28% em número de usuários, algumas categorias demonstraram melhores resultados: "viagens e turismo" (56,4%), "informações corporativas" (42,2%), "automotivo" (36%), "notícias e informações" (35,2%) e "computadores e eletrônicos" (34,2%).

"Dois setores chamam a atenção: informações corporativas, categoria que concentra sites que dão informação sobre a empresa e suas atividades, mas não focam em venda e finanças, seguros e investimentos, com os sites dos bancos, cartões de crédito, on-line brokers, seguradoras e informações financeiras. A primeira categoria indica que as pessoas vão diretamente à internet quando querem saber o endereço de uma empresa, saber se ela está desenvolvendo alguma ação social, cadastrar seu currículo, entre outras atividades. A segunda categoria voltou a conquistar a confiança do internauta residencial, depois de ficar estagnada após várias campanhas alertando os usuários sobre falsos sites de bancos e fraudes", analisa Magalhães.

Os dados relativos ao primeiro trimestre do Global Internet Trends (GNetT) continuam indicando que cerca de 41,5 milhões de pessoas com 16 anos ou mais declararam ter acesso à internet em qualquer ambiente (casa, trabalho, escola, cybercafés, bibliotecas e outros locais).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.