Falsas mensagens a contribuintes triplicaram, diz Receita

0

A Receita Federal informou que o número de mensagens falsas enviadas aos contribuintes com o objetivo de obter informações sigilosas triplicou entre janeiro e setembro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.

A Receita recebe essas informações de empresas que administram e monitoram a internet, mas não possui números exatos sobre a quantidade de mensagens enviadas.

De acordo com o chefe da divisão de tecnologia e sistema de informação da Superintendência da Receita Federal no Rio, José Augusto Teixeira Carneiro, o contribuinte deve ficar alerta e não deve abrir essas mensagens. "A Receita não manda e-mail para os contribuintes e quando necessita de uma informação, o pedido é feito por carta registrada".

O chefe da divisão da Receita disse ainda que os spams são mais freqüentes nos meses de março e abril, quando começa o prazo para a declaração do imposto de renda, e entre agosto e novembro, quando os contribuintes isentos ? aqueles que não possuem renda suficiente para declarar o imposto ?têm que fazer o recadastramento.

Carneiro afirmou que para a Receita Federal é praticamente impossível fazer um levantamento do número de contribuintes enganados por essas falsas mensagens pela internet. Segundo ele, são poucos os que denunciam esse tipo de golpe à ouvidoria do órgão, setor encarregado de receber as reclamações, sugestões e dúvidas dos contribuintes.

O contato com a ouvidoria pode ser feito pelo telefone 0800-721111 ou na página da receita na internet: www.receita.fazenda.gov.br.

Com material da Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.