Sony compra participação da Ericsson em joint venture

0

Conforme rumores que vieram à tona no início do mês, a Sony adquiriu a participação da Ericsson na joint venture que mantinham há dez anos e agora passa a ter o controle da fabricante de dispositivos móveis. O valor da transação é 1,05 bilhão de euros. Em comunicado, as empresas justificam que o foco da Ericsson é o mercado sem fio, e como as conexões móveis podem beneficiar pessoas, negócios e sociedade. Com a evolução do mercado de celulares para aparelhos complexos, com múltiplas funções e acesso à internet, manter a joint venture seria desviar a empresa desse objetivo.

“Há dez anos, quando formamos a joint venture, combinando o conhecimento de bens de consumo da Sony com a tecnologia de telecomunicações da Ericsson, tínhamos uma combinação perfeita para o desenvolvimento de telefones. Hoje é um passo lógico que a Sony tenha adquirido nossa participação e o que desenvolvemos faça parte de seu portfólio par ao consumidor”, afirmou em nota o presidente e CEO da Ericsson, Hans Vestberg. O presidente da Sony, Sir Howard Stringer, afirmou que a compra fará a diferença para o consumidor por meio dos novos produtos que estão sendo desenvolvidos.

A transação foi aprovada pelos conselhos de administração das duas empresas e a previsão é que seja finalizada em janeiro do ano que vem.

Estratégia reestruturada

De acordo com analistas do mercado, a intenção da Sony com a aquisição é acelerar a integração entre smartphones e outros aparelhos eletrônicos conectados fabricados pela empresa, como televisores, videogames, tablets e e-readers. A Sony Ericsson foi criada em 2001. De lá para cá, passou por altos e baixos. O auge aconteceu quando surgiram os primeiros celulares com mp3 players, em meados da década passada. Mais recentemente, a empresa decidiu focar exclusivamente em smartphones e apostou no sistema operacional Android, do Google. Retirou de linha aparelhos de gamas baixa e média, concentrando seu portfólio no segmento de alto valor, como a família Xperia.

Como consequência, perdeu share em volume de vendas, mas melhorou a margem de lucro. No ano passado, a Sony Ericsson registrou receita de 6,29 bilhões de euros e lucro líquido de 90 milhões de euros. A empresa tem 7,5 mil funcionários ao redor do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.