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UOL fecha o ano com queda de 35% no lucro líquido

Postado em: 28/02/2007, às 23:14 por Redação

O portal e provedor de internet UOL divulgou os resultados do quarto trimestre e do ano de 2006. A receita bruta com serviços foi de R$171,8 milhões no trimestre, representando um crescimento de 11% na comparação com o mesmo período de 2005. A receita no ano foi de R$ 634,3 milhões, um crescimento de 13% sobre o ano anterior.

Já a receita com assinaturas foi de R$ 125,6 milhões no quarto trimestre e de R$ 484,6 milhões em 2006, representando um crescimento de 7% e 6%, respectivamente, sobre os mesmos períodos do ano anterior. Tal crescimento, segundo relatório do balanço, é resultado do aumento da base de assinantes pagantes, que atingiu 1,59 milhão em dezembro, representando um crescimento de 10% sobre 2005. Desse total, 793 mil eram assinantes de banda larga, representando um crescimento de 35% sobre dezembro de 2005.

A receita de publicidade caixa (que inclui somente publicidade de marca, links patrocinados e novos produtos) foi de R$ 25,2 milhões no quarto trimestre e R$ 72,6 milhões no ano, representando um crescimento de 64% e 57%, respectivamente, sobre os mesmos períodos em 2005. O crescimento é atribuído principalmente ao aumento do número de clientes anunciantes de links patrocinados e publicidade de marca, bem como ao crescimento da receita com novos produtos.

A receita de publicidade e outras (que inclui receita de publicidade caixa mais permuta e publicidade relacionada a tráfego) foi de R$ 46,2 milhões no trimestre e R$ 149,7 milhões em 2006, um aumento de 27% e 40%, respectivamente, sobre os mesmos períodos em 2005. A receita de publicidade e outras representaram 24% do total da receita da companhia no ano, uma evolução de 5 pontos percentuais quando comparado aos 19% que representava em 2005.

O lucro líquido foi de R$ 28,1 milhões no quarto trimestre, em comparação a um prejuízo líquido de R$ 6,5 milhões no mesmo período de 2005. Em 2006, o lucro líquido foi de R$ 92,5 milhões e no ano anterior foi de R$ 266,3 milhões. Essa redução deveu-se, principalmente, à constituição, em setembro de 2005, do crédito de imposto de renda e contribuição social enquanto que, a partir do primeiro trimestre do ano passado, a companhia passou a reconhecer despesas de imposto de renda e contribuição social. O lucro líquido por ação foi de R$ 0,77 em 2006, comparado com um lucro líquido por ação de R$2,22 em 2005.

Em 2006, o Ebitda (ganhos apurados antes do pagamento de impostos, taxas, depreciação e amortização)
totalizou R$136,3 milhões, representando um crescimento de 34% sobre o mesmo período em 2005. A margem Ebitda atingiu 28%, apresentando um aumento de 5 pontos percentuais na comparação anual. Excluindo os impactos de resultados excepcionais em 2005 e 2006, o Ebitda apresenta crescimento de 53% sobre 2005. No quarto trimestre, o Ebitda totalizou R$ 40,7 milhões, um aumento de 163% sobre o mesmo trimestre do ano anterior. A margem Ebitda atingiu 31% no período, 17 pontos percentuais sobre 2005.

O número de assinantes pagantes de banda larga atingiu 793 mil em dezembro de 2006, com aumento de 35% sobre 2005. O portal continuou na liderança em page views e tempo de permanência on-line dentre os portais de conteúdo no Brasil, com mais de 1.395 milhões de páginas vistas e um tempo médio de permanência on-line de 1h13min53seg em dezembro, de acordo com as medições do Ibope//NetRatings.

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