Estudo aponta perdas de US$ 5 bi com spams do tipo bounce

0

A IronPort Systems, especializada em segurança de e-mails, divulgou estudo elaborado por analistas de seu Centro de Operações Anti-ameaças sobre os efeitos nefastos de spam do tipo bounce sobre a rede e o tráfego de mensagens enviadas pela internet. De acordo com o estudo, as empresas listadas na Fortune 500 gastam, em média, cerca de US$ 5 bilhões por ano em medidas corretivas.

Uma mensagem bounce é um e-mail que notifica o remetente que, por algum motivo, a sua mensagem não foi entregue. Esse tipo de mensagem corresponde a 11% do total de e-mails hostis que circulam pela rede, considerando-se o universo de spam, vírus e phishing.

Quando o usuário digita o endereço de e-mail erradamente, é notificado de que a mensagem não chegou ao destino. A ação do bounce se dá por meio da falsificação de um endereço de retorno. A tentativa de devolução da mensagem para o endereço falsificado resulta em um e-mail de retorno indesejado, cujo nome foi fraudulentamente tirado do endereço original.
Além do custo com a limpeza das mensagens bounce, os usuários se deparam com problema de interrupção do serviço.

De acordo com a IronPort, os tradicionais sistemas de filtros de conteúdo de mensagem de e-mails disponíveis no mercado não são eficazes para combater as novas ameaças que estão surgindo. A própria empresa sentiu a necessidade de desenvolver uma arma mais eficiente de proteção contra mensagens do tipo bounce, baseada no conceito Web Reputation ? que rastreia 45 diferentes parâmetros de rede para avaliar, com precisão, a reputação de um determinado website.

O sistema de segurança C-Series adota esse conceito para permitir o envio de mensagem de retorno somente aos remetentes que tenham um histórico comprovado de comportamento de confiança. A avaliação da reputação do remetente é feita pela rede de monitoração de tráfego SenderBase, da IronPort. O SenderBase avalia os padrões de envio de e-mails de cada remetente na internet e atribui uma nota a sua reputação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.