Parceria entre a EMC e universidades brasileiras cresce

0

O EMC Academic Alliance, programa mundial de colaboração com universidades que oferecem cursos da Tecnologia da Informação, comemora sua expansão no Brasil. Agora, 81 universidades brasileiras (ano passado eram 12) já se inscreveram no programa que tem como objetivo suprir as lacunas de habilidades oriundas do crescente volume e complexidade de dados.
 

Esse fortalecimento vem ao encontro de um estudo do IDC cuja previsão é de que a quantidade de dados gerados anualmente deve atingir, em 2020, a marca de 35.2 Zettabytes, sendo que mais de 1/3 do Universo Digital estará na nuvem ou passará por ela. É nesse cenário que surgem os desafios que os profissionais de TI vão ter que aprender a lidar. “Esse crescimento na quantidade de dados gera uma demanda por profissionais capacitados em Armazenamento e Computação em Nuvem que hoje são raros no mercado”, lembra Eduardo Lima, gerente do programa.


Esse crescimento de informação representa uma oportunidade inexplorada para os estudantes e universidades. Para Sandro Melo, Coordenador do Curso de Redes de Computadores da BandTec, a adoção da disciplina Armazenamento e Gerenciamento de Informações na grade curricular está bem alinhada e direcionada com a visão da instituição. “Estamos capacitando nossos alunos para uma demanda de mercado que sempre existiu, mas que era muito mal assistida. O aluno que tem acesso a essa formação sai com diferencial profissional”. Outro ponto que o coordenador destaca é a qualidade do material desenvolvido pela EMC. “Percebemos que ele é independente do fabricante e que a empresa tem a preocupação de falar da tecnologia sem, necessariamente, amarrar isso aos seus produtos”, avalia.

O instituto McKinsey Global prevê que faltarão entre 140 mil e 190 mil desses profissionais em 2018 nos EUA. A grave escassez de profissionais qualificados de armazenamento também cria oportunidades interessantes para a próxima geração de profissionais de TI e para aqueles que procuram uma carreira diferente. A falta de profissionais capacitados para suprir o mercado já ocupa hoje a sétima posição no ranking ‘Desafios do Armazenamento de Informações Digitais’, elaborado pelo IDC.


O programa EMC Academic Alliance é oferecido gratuitamente para as universidades, desde que elas tenham o curso em TI reconhecido pelo MEC e ofereçam a primeira graduação (bacharel e/ou tecnólogo). Além da disciplina Armazenamento e Gerenciamento de Informações, a EMC também oferece outros três cursos gratuitos para alunos e professores: cloud computing, Backup e Data Science. No portal do programa

http://education.emc.com/academicalliance, o estudante pode ter acesso aos materiais preparatórios e inclusive obter descontos nas certificações EMC Proven Professional, cujas provas são aplicadas pela Pearson.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.