Uma plataforma baseada em inteligência artificial, que integra as soluções do portal Webmotors e da Santander Financiamentos em um único ambiente. Esta é a Cockpit, uma ferramenta lançada para que as revendas de veículos possam melhorar a gestão e simplificar o processo de comercialização do bem.
O Cockpit permite ao lojista, por exemplo, verificar se o comprador tem crédito pré-aprovado para a aquisição do automóvel, saber quantos clientes estão aguardando resposta, além de acompanhar a performance do negócio, criar uma agenda com as atividades diárias e gerenciar leads de vendas (propostas enviadas pelo consumidor final). "O sistema assegura ao lojista uma gestão inteligente do estoque e disponibiliza informações essenciais para melhorar a performance de vendas", explica Luiz Fernando Diniz, diretor de Produtos da Webmotors.
O lançamento da ferramenta marca uma nova etapa para as duas empresas do grupo Santander que atuam no setor automotivo e, mesmo líderes em suas áreas de atuação – classificados e financiamentos – querem ampliar sua participação de mercado.
O Santander Financiamentos, por exemplo, encerrou fevereiro com 23,6% de market share ante 20,8% registrado em igual período do ano anterior. O avanço é impulsionado, principalmente, pela plataforma Mais Negócios, pioneira na digitalização completa do processo de financiamento de veículos. Somente no primeiro trimestre deste ano, foram feitas mais de 1,1 milhão de simulações de compra/mês no aplicativo.
Para garantir que o empresário tenha sempre as melhores informações em mãos, o Cockpit utiliza algoritmos avançados de ciência de dados, como inteligência artificial, machine learning, big data e CRM. O resultado é uma experiência rápida e segura para as pessoas que querem adquirir um veículo, enquanto o lojista ganha um aliado poderoso no processo de venda. Outro diferencial da plataforma é a possibilidade de integração com anúncios realizados em diferentes players do mercado.
Outra funcionalidade da plataforma é o CRM, que garante a melhor conversão de vendas e gestão ao lojista e o ajuda a priorizar potenciais compradores com base na probabilidade de efetivação do negócio. Tecnologias como inteligência artificial e algoritmos de machine learning também são utilizadas pelo sistema para ler os dados do histórico de navegação e fornecer os melhores resultados na recomendação de veículos, de acordo como perfil do cliente e disponibilidade do bem no pátio do lojista. O sistema tem capacidade de aprendizado contínuo e ajusta seus métodos automaticamente quando melhores ganhos são identificados.
A recomendação está disponível numa régua de comunicação personalizada, que aumenta o engajamento de acordo com o estágio em que o cliente está no ciclo de compras. Isso possibilita aos lojistas concentrar esforços onde existe a real necessidade.
O Cockpit também disponibiliza uma funcionalidade chamada AutoGuru, capaz de prever a melhor compra e venda para o lojista e responder a perguntas como: Qual a margem ideal para vender/comprar o veículo? Qual melhor sortimento de veículos para o pátio? Qual o melhor tempo de pátio? Ou seja, a ferramenta funciona como um auxiliar de decisões, ao qualificar o estoque de veículos de uma revenda de acordo com a sua demanda, preferências do público que compra pela região e análise das lojas concorrentes próximas.
Além disso, a tecnologia de big data permite comparar o pátio de veículos com o de lojas rivais, orientar o vendedor se o veículo está com preço acima ou abaixo da concorrência, quantidades disponíveis no estoque, idade média, quilometragem, entre outras funções.