Brasil é o mais atraente entre os Bric para os investimentos de TI, diz IDC

0

Um estudo recente encomendado à IDC pela HP para saber sobre as oportunidades de investimentos no Brasil em relação aos demais países emergentes que compõem o chamado Bric (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia e China), tendo em vista o aumento dos investimentos na operação local, revelou que embora não seja o país que apresenta os maiores índices de crescimento da economia dentro do Bric, há uma série de fatores que constituem um cenário extremamente positivo para investimentos.

Para ilustrar esse cenário, a IDC lembra que o chamado risco Brasil (índice que mede o grau de incerteza da economia nacional para os investidores estrangeiros) está em queda vertiginosa há cinco anos e que o país já conquistou a classificação de "investment grade" junto a duas agências de avaliação. Nesta área, o estudo diz:

 No cenário político, o Brasil possui um nível de estabilidade considerado melhor que o de países como China e Índia, pois apresenta remotas possibilidades de golpes e ações de terrorismo político, bem como relações internacionais diversificadas e saudáveis;

 Os brasileiros também contam com mais liberdade econômica que os demais países do Bric. Composto por indicadores ligados ao grau de liberdade financeira, monetária, trabalhista, dentre outros, o nível de liberdade econômica no país indica que aqui há mais transparência e menos interferência por parte do governo na economia como um todo;

 Sob o ponto de vista do desenvolvimento humano (composto por níveis educacionais e culturais e expectativa de vida, entre outros), o Brasil também se encontra melhor que China e Índia. Esse fator indica que temos um mercado consumidor mais desenvolvido que os demais países – conclusão reforçada pelos índices de aumento de empregos e de envelhecimento da população;

 O mercado de capitais brasileiro é um dos mais sofisticados dentre os países do Bric, tendo seu nível de atividade aumentado exponencialmente nos últimos cinco anos. As empresas estão cientes que precisam aumentar seus investimentos e diminuir seus custos de financiamento, e os cidadãos brasileiros, de forma geral, estão buscando investir muito mais na Bolsa atualmente.

No que diz respeito ao setor de TI, o mercado brasileiro, dentre os países que formam o Bric, só perde para o chinês no ranking mundial de investimentos em tecnologia. Enquanto a China ocupa o sexto lugar, Brasil está em décimo segundo. Mas quando se comparam esses mesmos investimentos com o PIB de ambos os países, o Brasil é o único dos emergentes que está com seus gastos com TI numa média acima de 2% do PIB.

Além disso, a estimativa aponta uma taxa de crescimento do mercado brasileiro de TI três vezes maior que a do PIB nos próximos quatro anos. Nos outros países do Bric, este índice será menor. "A indústria de TI já apresenta a peculiaridade de crescer de forma mais rápida que os demais segmentos. No Brasil, esse crescimento é ainda mais rápido, revelando a importância relativa da indústria para a economia como um todo", explica Roberto Gutierrez, responsável pelo projeto e pela área de consultoria da IDC Brasil.

O Brasil também possui o maior nível de maturidade em relação aos seus investimentos em TI que a China, Índia e Rússia. O índice local de compras em software e serviços é de 56% do total de investimentos. Já nos outros países este percentual não ultrapassa 40%, ou seja, a maioria de seus gastos ainda se concentra na infra-estrutura de hardware. "Este é um ponto crucial do estudo, pois indica que o mercado brasileiro tem mais oportunidades para os fornecedores de TI focarem nas vendas de soluções mais sofisticadas, com maior valor agregado. Além disso, fala-se muito da Índia como um pólo de serviços, mas o total do mercado de serviços de TI no Brasil é quase o dobro do indiano", analisa Gutierrez.

Outro ponto forte do mercado brasileiro é diversificação estimada dos investimentos. Hoje, as grandes empresas são responsáveis pela maioria do total investido em tecnologia no Brasil. A previsão da IDC aponta, entretanto, que nos próximos cinco anos essa concentração de investimentos será atenuada, em função de um aumento da participação das pequenas e médias empresas no total de investimentos em TI. Para Gutierrez, essa diversificação mostra a saúde do mercado, uma vez que o chamado SMB (small and medium business) é dos mais importantes impulsionadores da economia de um país.

O Brasil também é o campeão no crescimento do consumo doméstico em tecnologia e há dois anos experimenta uma explosão nas vendas de computadores e impressoras, com o varejo sendo o mais importante canal facilitador para a inclusão digital da população. Desde a década de 1990, o governo brasileiro já apresenta importantes iniciativas relacionadas ao estímulo ao mercado de TI, mostrando seu comprometimento com o desenvolvimento da indústria e com a inclusão digital da população.

Por fim, outro inegável destaque é o mercado financeiro brasileiro, referência mundial na sofisticação e automação de seus processos de TI, como demonstram as iniciativas de internet banking, de implantação de ATMs e do SPB (Sistema de Pagamento Brasileiro), dentre outras ações de destaque global.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.