Ceitec finaliza novo chip para múltiplas aplicações em logística

0

A Ceitec, empresa ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação que desenvolve e produz circuitos integrados para aplicações específicas, chegou à fase final de desenvolvimento de um novo chip para múltiplas aplicações em logística. Direcionado ao mercado de identificação por radiofrequência (RFID), o chip permite o rastreamento de itens e mercadorias, por meio de um registro de informações armazenadas em sua memória interna, em aplicações na cadeia de suprimentos e em processos fabris.

Batizado de CTC13000, trata-se de um dispositivo RFID passivo com amplo espectro de aplicações. Ele pode ser usado por fabricantes de equipamentos para rastreamento de itens durante toda a fase de produção, assim como para controle de estoque e de pós-fabricação. Também pode ser usado para identificação de bagagens aéreas, de produtos no varejo (supermercados) e na área de saúde (medicamentos, controle de pacientes, etc.).

Desenvolvido com tecnologia de 180 nanômetros, o CTC13000 atende em sua totalidade o padrão EPCglobal Class1 Gen2 e utiliza transmissão de dados por meio de codificação por intervalo de pulso (PIE) e modulação em amplitude (ASK). O chip opera em ultra-alta frequência (UHF) na faixa de 860MHz a 960 MHz, com taxa de comunicação de dados entre 40 Kbps e 640 Kbps, além de dispor de 1 kilobit de memória interna (512 bits de memória de usuário) com retenção de dez anos.

O dispositivo está em testes no centro de excelência em RFID da HP – único laboratório homologado pela EPCglobal no Brasil e primeiro no mundo acreditado em testes de portal, esteira e estáticos.

Além CTC13000, o portfólio de circuitos integrados para RFID da Ceitec também conta com o CTC11002, conhecido como chip do boi, primeiro chip da empresa produzido em volume, que opera em baixa frequência. A empresa também desenvolve um chip para RFID em alta frequência, que se encontra em fase inicial de testes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.