Nos EUA, IPTV é saída para queda de receitas

0

A receita com voz nos EUA tem caído em torno de 4% ao ano desde 2002. A saída foi a oferta de novos serviços, começando com voz sobre IP e, posteriormente, a IPTV, concorrendo com as TVs a cabo. Nos EUA, 40% da população têm banda larga, o que já está canibalizando a telefonia fixa tradicional.

Além disso, empresas de internet (como Google, Yahoo etc) aproveitam-se da rede para outros serviços, empurrando as teles para outros mercados. ?IPTV não é mais uma opção, mas um imperativo de mercado para as operadoras?, afirmou Raul Katz, diretor da consultoria Adventis durante o seminário ?IPTV – As novas oportunidades na distribuição de conteúdo? -, realizado pelas revistas TELETIME E TELA VIVA, em São Paulo.

Segundo o executivo, na Europa a banda larga tem hoje 20% de penetração e chegará a 60% até 2010. ?No Brasil, o que se diz é que a penetração da banda larga é pequena, se olhar o País como um todo. Mas São Paulo, por exemplo, já tem 30% de penetração de banda larga. É atípico, mas mostra um mercado fértil onde as teles querem investir: nas classes de maior poder aquisitivo (A e B) e onde também querem fidelizar seus clientes de serviços de telecomunicações?, explica.
Nos EUA, as pessoas gastam 16 horas por semana navegando na internet e 15 horas na TV a cabo. ?Os serviços já estão empatando. Há uma queda no tempo despendido com a TV que outros players estão olhando?, disse ele. Cerca de 52% das pessoas perdem mais de um programa por semana na TV por falta de tempo, e 84% dizem que em muitos dias não encontram nenhum bom programa na TV. ?Por isso, um bom espaço para o IPTV está aqui com a personalização e serviços on demand?, afirma Katz.
Entre os desafios para as teles entrarem nesse mercado, Katz destaca que os serviços terão que se diferenciar da TV a cabo; o mercado ainda é limitado porque não se sabe qual é a diferenciação pedida pelo assinante. E faltam modelos regulatórios na maioria dos países.
Além da personalização, outro fator chave é o usuário pagar apenas pelo que usa. ?A integração de outros serviços como música, dados e interatividade, além de oferecer experiência superior à da TV paga, são fatores fundamentais para o sucesso do modelo de IPTV, completa o executivo.

Experiência da Telemar

Para Alexandre Wolynec, gerente de estratégias da Telemar, os fatores críticos para a oferta de IPTV residem em como serão as parcerias para conteúdo, com se dará a escolha da interface e o atendimento ao usuário. "Ainda não está claro para as operadoras como se dará a flexibilidade, a variedade e personalização da programação, como será a segmentação da oferta, que são fatores críticos de sucesso", afirma.

Para o executivo, as ofertas podem incluir conteúdos de nicho para atender melhor as necessidades dos usuários. "A Telemar está fazendo um teste de IPTV com a meta de oferecer o serviço para os usuários da rede de banda larga, opções de video on demand, grade de canais e broadcast", explica.

Por ser nacional, a empresa não tem restrição para oferecimento de conteúdo. A empresa está conversando com produtores de filmes e detalhando o modelo de negócios para o video on demand.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.