Sergipe institui software livre nas gestão pública

0

O governo do Estado de Sergipe institui pelo decreto 23.706 publicado no Diário Oficial do Estado em 21 de marços passado, o Software Livre como ferramenta corporativa de padrão de execução e gestão da política estadual de informática e comunicação na administração pública estadual, com o ?objetivo de colocar à disposição da sociedade o conhecimento envolvido na produção de seus programas?.

Além disso, pretende oferecer a possibilidade de auditoria sobre os seus funcionamentos, ficando a cargo da Agetis as atividades de apoio ou suporte administrativo e técnico para operacionalização do Software Livre.

Em 2005, a Agetis criou um grupo de trabalho com a tarefa de realizar uma estratégia para a implementação do Software Livre na Agência e, em seguida, estimulou o uso dessa ferramenta nos demais órgãos do Poder Executivo Estadual através do Governo do Estado.

O grupo participou, no mês de janeiro 2006, de um treinamento sobre OpenOffice.org, software que substitui o pacote da Microsoft, ministrado pela Prodesk Consultoria e Treinamento, empresa do Rio Grande do Sul. Antes mesmo do decreto oficializando a decisão, o pacote já se encontrava instalado em todos os computadores de três unidades administrativas da Agetis, em caráter experimental.

Também foi realizada, nos dias 25 a 29 de novembro de 2005, uma visita à companhia de informática do Paraná Celepar, que na época teria migrado 90% de seus computadores para software livre, onde buscou uma troca de experiências, tendo como objetivo principal absorver experiências vividas pela empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.