Olympus fecha acordo com ex-CEO e encerra processo

0

Às voltas para tentar resolver suas dificuldades financeiras depois de revelar fraude contábil de US$ 1,7 bilhão, a Olympus, fabricante de equipamentos médicos e câmeras digitais, chegou a um acordo extrajudicial com o ex-CEO, Michael Woodford, que havia aberto um processo contra a empresa sob a alegação de que foi demitido sem base legal, apenas horas após anunciar que abandonaria sua tentativa de retomar o controle da empresa.

Os detalhes do acordo não foram divulgados, mas segundo apurou o Financial Times, o executivo deve receber algo em torno de 10 milhões de libras (cerca de US$ 16 milhões) como multa pela quebra de contrato com sua demissão. Com o acerto, o início do julgamento em Londres será adiado até que haja o parecer do conselho de administração da Olympus, cuja reunião está agendada para o dia 8 de junho. Se os membros não ratificarem os pontos do acordo, o caso será reaberto na Justiça.

Depois de uma audiência com os advogados e executivos de sua ex-companhia, Woodford se mostrou satisfeito. “Felizmente, hoje chegamos a um desfecho. A empresa pode seguir em frente e eu também”, declarou. Ele preferiu não comentar sobre uma possível revisão dos termos. Em ocasiões anteriores, ele declarou que não aceitaria uma proibição de falar publicamente sobre seu trabalho na Olympus.

Quando o episódio veio à tona, as ações da Olympus chegaram a cair 80%. Nesta terça-feira, 29, operam na Bolsa de Tóquio com uma recuperação de 50% em relação ao valor anterior ao escândalo,  a 1,167 mil ienes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.