Instituto GESC lança curso a distância para gestores de ONGs

0

Com o objetivo de multiplicar a capacitação de profissionais ligados ao terceiro setor para gestão e sustentabilidade de organizações não-governamentais, o Instituto GESC (Gestão para Organizações da Sociedade Civil) acaba de lançar o projeto GESC Net.

A partir de agora, por meio de parcerias, ONGs de todo o país podem qualificar seus gestores pela internet, já que a instituição, que aplica o programa há dez anos, disponibilizará o conteúdo do curso no formato e-learning, desenvolvido e adaptado por executivos e empresários que integram a associação dos alunos e ex-alunos dos MBAs da Fundação Instituto de Administração (FIA), formada por professores da FEA/USP, que resolveu levar seus conhecimentos de gestão às organizações sociais.

A expectativa é atender a cerca de 200 ONGs por ano. ?A proposta do GESC Net é, acima de tudo, levar os conceitos de gestão para o maior número possível de pessoas, mesmo nos lugares mais distantes do Brasil. Para isso, encontramos na internet um canal de comunicação que reduzisse custos e que contribuísse para ampliar a viabilização de novas parcerias?, destaca João Paulo Altenfelder, superintendente do Instituto GESC. Segundo ele, o programa também pode ser feito em conjunto com órgãos governamentais, associações empresariais e universidades.

Altenfelder conta que foi feita uma pesquisa que identificou que 65% das entidades entrevistadas não conhecem sistemas de gestão ou, se os conhecem, não aplicam. ?Isso demonstra o potencial de nosso trabalho. O que aumentaria o número de entidades existentes e, conseqüentemente, de pessoas beneficiadas?, acrescenta.

O desenvolvimento do programa do GESC Net conta com o patrocínio da Petrobras, da fundação sueca Save the Children e do Laboratório Roche que, na fase de formatação do projeto, já fechou uma parceria para a primeira turma que terá 22 participantes de ONGs relacionadas à área de saúde.

O GESC Net é composto por oito módulos, nos quais são ensinados conceitos e ferramentas que englobam a construção de um projeto, seu diagnóstico, formas de captação de recursos, gestão de pessoas, entre outros temas. Ao todo, o curso tem duração de dois meses e meio com carga horária de 64 horas, sendo 40 horas cumpridas pelo computador e as outras 24 horas são divididas em três encontros presenciais estratégicos.

Em breve, o Instituto GESC, através de sua parceria com a Fundação Save the Children, que atua na proteção de crianças e adolescentes, terá todos os módulos do GESC Net traduzidos para o espanhol para que o projeto também seja aplicado em países da América Latina e Central.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.