Ministro quer fazer apresentação sobre ICMS ao Confaz

0

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, entregou uma carta aos membros do Confaz em que pede para realizar uma apresentação sobre os benefícios que os estados teriam se aderissem e regulamentassem o convênio que isenta a banda larga popular do ICMS. O Confaz está reunido nesta quinta, 29, em Manaus, e a carta do ministro foi levada pelo presidente em exercício do órgão e secretário de finanças do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa. "Seria importante os estados avançarem e reduzirem o imposto para a banda larga. Vamos fazer uma exposição mostrando o que os estados têm a ganhar com a redução", disse o ministro.

Segundo o ministro, Barbosa mostrou interesse em pautar essa apresentação para a próxima reunião do órgão. O Confaz se reúne a cada dois ou três meses. Perguntado se o governo também incentivaria uma discussão sobre o ICMS da telefonia, o ministro respondeu que o imposto cobrado de telefonia tem uma participação importante na receita dos estados e por isso é difícil convencê-los a discutir o assunto. "Quando eu falo isso, eles repondem: 'E como eu pago as minhas contas'?

No caso da banda larga, em 2009, através do convênio nº 38, foi desonerado o ICMS do serviço de até R$ 30. Não são todos os estados que regulamentaram a medida e, naqueles que o fizeram, em alguns casos as empresas ainda não têm produtos que se enquadrem, como no Pará.

PNBL

Segundo o ministro, o Ministério da Fazenda assina nesta quinta, 29, a proposta de desoneração fiscal para equipamentos de rede e construção civil. Agora o projeto segue para a apreciação da Casa Civil. Bernardo torce para que a desoneração, que é válida até 2016, aconteça via Medida Provisória que passa a vigorar muito mais rapidamente que um projeto de lei. Os investimentos em equipamentos serão desonerados de PIS/Cofins e os de construção civil de PIS/Cofins e IPI. Os projetos serão homologados pelo Minicom que estabelecerá contrapartidas de investimento em regiões carentes de infraestrutura e compromissos de uso de equipamentos nacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.