CodeGear, a nova aposta da Borland para desenvolvedores

0

Desde 1983 a Borland manteve-se fiel à sua linha de produtos voltada aos desenvolvedores. Criada pelo lendário executivo Philippe Kahn, que na época rivalizava-se com Bill Gates, a empresa aposta de novo nesse filão, ao criar em abril passado a divisão CodeGear.

Para apresentar sua estratégia e produtos Jim Douglas, CEO da CodeGear, abriu nesta segunda-feira (29/10) a Conferência Anual da Borland, em São Paulo, que reuniu cerca de 600 profissionais entre usuários, desenvolvedores, funcionários e parceiros de negócios.

Ele explicou que a Borland está mais focada no desenvolvimento de soluções corporativas que contemplam o Lifecycle Management, enquanto a CodeGear pretende explorar o enorme mercado de aplicativos Java e softwares Open Source, que representam um promissor mercado em países como Brasil, China e Índia.

Ainda é cedo para falar em IPO, pois a divisão foi criada em abril como unidade independente, mas Douglas não esconde que a empresa desejar ter vôo próprio o mais breve possível.

?Outro objetivo é disseminar a cultura junto aos 80 mil desenvolvedores registrados no banco de dados da Borland no Brasil, nas mais de duas mil empresas desenvolvedores e em mais de 200 universidades formadoras de profissionais. No mundo, a empresa contabiliza 1,75 milhão de usuários?, acrescentou José Rubens Tocci, presidente da Borland no Brasil.

A Borland, junto com mais 16 empresas, desenvolve também um programa de treinamento para alunos carentes, o projeto Jedi, que oferece cursos de 200 horas em linguagem Java, com o objetivo de criar uma nova geração de profissionais capacitados.

WEB 2.0 e SOA

Um dos principais lançamentos da CodeGear é a linguagem 3rdRail, voltada para o framework da linguagem Ruby on Rail (RoR) usada no desenvolvimento de aplicaçoes WEB 2.0 e que também possibilita o reaproveitamento dos códigos dentro do concetio de SOA ? Service Oriented Architecture, independente se o ambiente seja Java ou dotNet.

O 3rdRail é uma ferrametna intuitiva, construída especificamente para o Ruby, com compreensão da semântica e das convenções da linguagem, possibilitando o desenvolvimento mais rápido em aplicações voltadas para banco de dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.