Parceiros da Cisco negam envolvimento em importações irregulares

0

A informação de que a Polícia Federal e a Receita Federal pode chamar as principais empresas que mantêm parceria comercial com a Cisco no Brasil para que esclareçam se estavam cientes das importações irregulares que seriam feitas pela empresa, como revelou o esquema descoberto na Operação Persona, que investiga fraudes e sonegação fiscal na importação de equipamentos de informática, levou algumas delas se pronunciar nesta segunda-feira (29/10). As empresas IBM, Promon e CPM Braxis são algumas das que devem ser ouvidas, segundo o jornal Folha de S.Paulo.

Com base em documentos apreendidos a partir de 93 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, auditores fiscais se os grandes clientes da Cisco são "cúmplices" ou "simplesmente beneficiários" dessa suposta fraude, que teria resultado na sonegação de R$ 1,5 bilhão em impostos, em cinco anos.

Os auditores identificaram que a Promon e a CPM Braxis negociavam compra de itens da Cisco e recebiam notas fiscais emitidas pela Mude. A Promon informa, por meio de sua assessoria de imprensa, que não "foi procurada por enquanto pelas autoridades competentes e que não tem nenhum envolvimento [com a Operação Persona]". A CPM Braxis, do mesmo modo, informa que ?não tem qualquer envolvimento com o Caso Persona. Mesmo assim, estamos à disposicão das autoridades para ajudar no que for preciso?. A IBM, por seu lado, comunica que, "como os fatos estão sob investigação e a IBM não está envolvida, a empresa não tem nenhum pronunciamento a fazer". No relatório da Receita Federal, a IBM teria adquirido produtos da Mude.

Já a Damovo do Brasil, integradora de soluções, que foi a principal vencedora de licitação promovida pela Caixa Econômica Federal e que teria motivado a suposta "doação" de R$ 500 mil ao PT, a qual poderia ter beneficiado a empresa que mantém parceria com a Cisco ? também conforme reportagem da Folha de S.Paulo ?, emitiu um longo comunicado, que foi publicado em alguns jornais, no qual diz desconhecer ?totalmente hipotéticos episódios, trazidos na reportagem referida, relativos a ganho indevido de licitação promovida pela Caixa Econômica Federal?.

No texto, a empresa diz que participou no pregão 157/2006, ?vencendo um e perdendo os demais três lotes licitados?. E continua: ?Rechaça veementemente qualquer alusão que a envolva em suposto esquema ilegal para fechamento de contratos. Indignada com o envolvimento de seu nome em tais ilações, esclarece que não tem sequer ciência dos trâmites que integram a importação de produtos entre as empresas investigadas?. Ela diz colocar-se à disposição das autoridades para colaborar no esclarecimento das informações da matéria.

O contrato da Caixa com a Damovo foi fechado dia 11 deste mês.

O auditores fiscais não descartam a possibilidade de chamar essas empresas a darem explicações por serem considerados responsáveis solidários em suposta prática para não pagar impostos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.