Às voltas com a dificuldade constante de visualizar seu ambiente completo de data center e poder reagir rapidamente a problemas, o grupo Marfrig, um dos maiores conglomerados do setor de alimentos do mundo e que opera hoje com diversas unidades produtivas, comerciais e de distribuição, instaladas em 15 países, decidiu mudar radicalmente esse cenário para atuar de forma proativa a sua infraestrutura de TI.
Com cerca de mil servidores distribuídos por suas unidadades espalhadas pelo Mercosul, a companhia escolheu o Microsoft System Center 2012, para ser utilizado como base de consulta para análise de performance, e o Microsoft Hyper-V, para a virtualização de sistemas, nos quais investiu R$ 250 mil. Com a implantação dos dois sistemas, a Marfrig não só reduziu custos como também ganhou agilidade nas operações, se tornando capaz de resolver os problemas antes de afetarem os ambientes de produção, que são o cerne do negócio da empresa.
Um dos problemas da solução anterior de gestão de servidores é que ela não informava a condição real de funcionamento do ambiente, nem realizava um monitoramento de ponta a ponta. Como as principais aplicações de negócio são altamente dispersas, era muito complexo identificar o ponto exato em que cada problema ocorria — o que fazia com que mais tempo fosse gasto na identificação e, consequentemente, na resolução de cada caso. Além disso, não era possível detectar com antecedência vulnerabilidades e possíveis paradas do sistema para já evitá-las antes que impactassem o processo produtivo.
Segundo a empresa, o System Center 2012 trouxe uma série de benefícios, tais como uma evolução de 30% no tempo de validação do ambiente após uma parada do data center ou desligamento de servidores; 75% menos alertas falso-positivos no ambiente; e 35% menos paradas inesperadas de servidores e serviços críticos. Após a adoção do sistema, a Marfrig conseguiu também reduzir em 98% o tempo de parada de servidores para a aplicação de patches e de 83% no tempo de solução de incidentes de monitoramento. A plataforma anterior nos gerava 10% mais custos, além disso, com a virtualização de nosso sistema, economizamos mais 10% em energia elétrica.
Todo o processo de implantação da solução contou com a assessoria da Integral, parceira de negócios da Microsoft. Iniciado em maio deste ano, o projeto levou quatro meses para ser concluído e hoje o System Center é utilizado como base de consulta para análise de performance e de reincidência de problemas. Com isso, a equipe de TI da companhia teve uma expressiva melhora de produtividade, pois concentram a atenção na administração do datacenter e não mais na correção de falhas do sistema.
A Marfrig já trabalhava com a tecnologia de virtualização, que migra informações de máquinas físicas para ambientes virtuais, garantindo um melhor controle e backup dos dados corporativos, tornando a governança de TI mais eficaz. A solução com que trabalhavam, da VMware, acabava gerando 10% mais custos por ser comercializada em módulos. Por isso, a Integral sugeriu a adoção do Hyper-V, que é vendido apenas em sua versão completa.
A Marfrig virtualizou 80% de seus sistemas de TI e, com isso, a gestão dos servidores ficou ainda mais completa. Para se ter uma ideia do volume da operação, o System Center gera, mensalmente, 40 mil alarmes de atenção e produz mais de 10 mil ações proativas de correção do ambiente, evitando paradas graves nos servidores. A virtualização também fez com que a utilização de diversas máquinas físicas fosse descartada, permitindo à Marfrig reduzir em 10% seus custos com energia elétrica.