Marfrig implanta sistema de gestão de infraestrutura e reduz em 35% paradas de servidores

0

Às voltas com a dificuldade constante de visualizar seu ambiente completo de data center e poder reagir rapidamente a problemas, o grupo Marfrig, um dos maiores conglomerados do setor de alimentos do mundo e que opera hoje com diversas unidades produtivas, comerciais e de distribuição, instaladas em 15 países, decidiu mudar radicalmente esse cenário para atuar de forma proativa a sua infraestrutura de TI.

Com cerca de mil servidores distribuídos por suas unidadades espalhadas pelo Mercosul, a companhia escolheu o Microsoft System Center 2012, para ser utilizado como base de consulta para análise de performance, e o Microsoft Hyper-V, para a virtualização de sistemas, nos quais investiu R$ 250 mil. Com a implantação dos dois sistemas, a Marfrig não só reduziu custos como também ganhou agilidade nas operações, se tornando capaz de resolver os problemas antes de afetarem os ambientes de produção, que são o cerne do negócio da empresa.

Um dos problemas da solução anterior de gestão de servidores é que ela não informava a condição real de funcionamento do ambiente, nem realizava um monitoramento de ponta a ponta. Como as principais aplicações de negócio são altamente dispersas, era muito complexo identificar o ponto exato em que cada problema ocorria — o que fazia com que mais tempo fosse gasto na identificação e, consequentemente, na resolução de cada caso. Além disso, não era possível detectar com antecedência vulnerabilidades e possíveis paradas do sistema para já evitá-las antes que impactassem o processo produtivo.

Segundo a empresa, o System Center 2012 trouxe uma série de benefícios, tais como uma evolução de 30% no tempo de validação do ambiente após uma parada do data center ou desligamento de servidores; 75% menos alertas falso-positivos no ambiente; e 35% menos paradas inesperadas de servidores e serviços críticos. Após a adoção do sistema, a Marfrig conseguiu também reduzir em 98% o tempo de parada de servidores para a aplicação de patches e de 83% no tempo de solução de incidentes de monitoramento. A plataforma anterior nos gerava 10% mais custos, além disso, com a virtualização de nosso sistema, economizamos mais 10% em energia elétrica.

Todo o processo de implantação da solução contou com a assessoria da Integral, parceira de negócios da Microsoft. Iniciado em maio deste ano, o projeto levou quatro meses para ser concluído e hoje o System Center é utilizado como base de consulta para análise de performance e de reincidência de problemas. Com isso, a equipe de TI da companhia teve uma expressiva melhora de produtividade, pois concentram a atenção na administração do datacenter e não mais na correção de falhas do sistema.

A Marfrig já trabalhava com a tecnologia de virtualização, que migra informações de máquinas físicas para ambientes virtuais, garantindo um melhor controle e backup dos dados corporativos, tornando a governança de TI mais eficaz. A solução com que trabalhavam, da VMware, acabava gerando 10% mais custos por ser comercializada em módulos. Por isso, a Integral sugeriu a adoção do Hyper-V, que é vendido apenas em sua versão completa.

A Marfrig virtualizou 80% de seus sistemas de TI e, com isso, a gestão dos servidores ficou ainda mais completa. Para se ter uma ideia do volume da operação, o System Center gera, mensalmente, 40 mil alarmes de atenção e produz mais de 10 mil ações proativas de correção do ambiente, evitando paradas graves nos servidores. A virtualização também fez com que a utilização de diversas máquinas físicas fosse descartada, permitindo à Marfrig reduzir em 10% seus custos com energia elétrica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.