TV Digital: DVB ataca modelo e tecnologia para mobilidade no ISDB

0

Os padrões internacionais de TV digital continuam trocando ataques sobre suas questões técnicas e industriais.

Nesta quarta, 29/3, a Coalizão DVB divulgou nota afirmando que a TV gratuita no celular depende de um modelo de negócios coerente e que "o único padrão capaz de viabilizar a TV 100% aberta e gratuita é, na verdade, o padrão DVB".

Segundo a Coalizão DVB, a viabilização da TV digital gratuita e móvel passa pelos subsídios de aparelhos celulares das operadoras de telefonia, que seriam, no Brasil, de aproximadamente R$ 1,8 bilhão anual. Segundo a Coalizão DVB, para que as emissoras de TV pudessem transmitir seu próprio sinal gratuitamente, teriam de encontrar fontes de receitas adicionais para viabilizar o subsídio ao usuário final.

E somente o padrão DVB facultaria às emissoras a ativação de grande número de programas para recepção portátil, dentro do canal de 6MHz ou fora dele, "permitindo a geração das receitas adicionais necessárias à implantação da TV celular 100% gratuita no Brasil".

Além disso, o grupo de empresas que defende a adoção do DVB no Brasil diz que, "visando reduzir o consumo de bateria", o padrão japonês optou pelo uso de um segmento de freqüências "que impede o emprego da técnica de diversidade de freqüências, necessária ao aumento da robustez do sinal em ambientes tipicamente urbanos".

O grupo atacou ainda a inexistência de redes experimentais ISDB-T para celulares e afirmou que a segunda maior operadora celular japonesa (KDDI) "anunciou que adotará celulares com padrão proprietário de TV digital da Qualcomm, em detrimento do uso do padrão japonês ISDB-T de TV portátil".

Em outro ponto a Coalizão DVB afirma que o alto consumo de bateria complica em muito a aceitação da TV celular e que o consumo esperado para celulares do padrão japonês é alto, variando de 120 a 150mW (1 a 2 horas de vídeo).

Por último, a Coalizão DVB diz que "aparelhos celulares com TV digital de padrão pouco utilizado poderão não existir no Brasil", já que a combinação de padrões ?celular/TVD claramente viável é a do GSM/DVB" e que a "combinação dos celulares GSM com o padrão de TV japonês, não deverá existir na prática, visto que não existe em nenhum país do mundo".

Baseada nestes pontos, a Coalizão DVB diz que "caso a escolha do Governo recaia sobre o padrão japonês, tudo indica que não existirá produto econômico para a TV celular gratuita, ou seja, ela não se viabilizará".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.