Fundador do Wikileaks tem apelação rejeitada e deve ser extraditado

0

O fundador do Wikileaks, Julian Assange, teve sua apelação negada pela Corte Britânica. Com a decisão, ele deve ser extraditado à Suécia, onde responde por crime de estupro. Seu site ficou conhecido mundialmente por vazar documentos oficiais de governos, com denúncias graves de abuso de poder, corrupção e acordos entre autoridades. Assange não estava no tribunal quando foi proferida a sentença.

Houve consenso entre cinco dos sete membros do juri, que marca o fim de um processo que já se arrastava por 18 meses e que foi iniciado pcom a prisão de Assange em dezembro de 2010 na Inglaterra, no auge da notoriedade do Wikileaks. Os juízes britânicos deixaram claro que a decisão foi tomada com base na questão técnica de que o pedido do país europeu tem autoridade para extraditar Assange, não estando relacionada à acusação que ele enfrenta na Suécia.

O pedido de extradição será mantido por 14 dias ou até a defesa apresentar um pedido de reabertura do caso. A advogada do réu, Dinah Rose, confirmou a possibilidade de retomar o episódio com um “ponto legal o qual os advogados não tiveram a chance de explorar”.

O australiano nega as acusações e fundamenta sua defesa no argumento que, uma vez na Suécia, os Estados Unidos ganham base legal para processá-lo por divulgar dados confidenciais do Departamento do Estado norte-americano.  Ele também alega que a denúncia de estupro foi forjada por uma armação policial. De acordo com o jornal Financial Times, Assange obtebe seu sustento por todo esse tempo por meio de doações de apoiadores do Wikileaks.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.