3 milhões de pequenas empresas podem ter certificação digital até 2010

0

Chegar até 2010 com 3 milhões de micro e pequenas empresas usando a certificação digital é o grande desafio do Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae). A afirmação é da consultora da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, Helena Rego, feita durante apresentação no 5º Fórum Fórum de Certificação Digital (Certforum), evento que acontece até a próxima quinta-feira (1º/11), em Brasília.

Ela destacou o esforço do Sebrae de fazer com que a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa não fique só no papel porque os benefícios vão além dos tributários. ?Há também facilidades em obter crédito, tecnologia, exportar, vender para o governo, abrir empresas e se formalizar?.

Segundo Helena há hoje cerca de 5 milhões de empresas de pequeno porte formais e 10 milhões informais. ?São criadas todos os anos umas 470 mil empresas, sendo que 98% são micro e pequenas empresas. Elas significam 56,1% da força de trabalho no país, 26% da massa salarial, 20% do PIB, 17% do fornecimento para o governo e 2% na exportação?, relatou.

A solução para facilitar o processo de exportação das micro e pequenas, para a consultora do Sebrae, será a cooperação. Ela sugeriu a forma de associativismo consórcio simples, em que várias empresas se unem para realizar negócios de compra e venda no mercado internacional. A regulamentação para concretizar a idéia depende do fórum permanente, que é uma instância da Lei Geral. ?O que não for tributário vai ser regulamentado pelo fórum permanente?, ressaltou Helena.

O coordenador do comitê gestor do Simples Nacional, Silas Santiago, previu que a nova lei provocará uma melhoria no ambiente de negócios do país. ?A expectativa é a melhoria do ambiente de negócios, redução da informalidade e integração entre as administrações tributárias. O Simples Nacional exige o uso intensivo da tecnologia e da internet, premissa trazida pela lei?, observou. O comitê gestor é o responsável por regulamentar a questão tributária relativa às micro e pequenas empresas.

Santiago ainda informou que todos os procedimentos das empresas desde o cálculo, pagamento, e até mesmo declarações são feitos no portal do Simples Nacional. Uma outra premissa, segundo ele, é a segurança da informação. O coordenador destacou que, num primeiro momento, os técnicos da Receita Federal acessam o sistema com certificação digital.

Os municípios e estados que ainda não utilizam certificado digital, segundo Santiago, podem receber informações básicas sobre recolhimento. Porém, ?para ter acesso a todas as outras funcionalidades do sistema, o município ou estado quiser tem que adquirir o certificado digital, como a consulta de dados informados pelos contribuintes, eventos de ofício, incluir ou excluir empresa no simples nacional, cadastrar fiscalização, entre outros?, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.