Consórcio W3C passa a ter escritório no Brasil

0

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC.br) abrigará o primeiro escritório do W3C (The World Wide Web Consortium) na América Latina, inaugurado nesta terça-feira (30/10), em São Paulo. A proposta da entidade é estimular o mercado brasileiro a adotar padrões internacionais e abertos no desenvolvimento de aplicações voltadas para a internet.

O W3C colabora em todo o mundo com as organizações regionais, de modo a promover ações nas línguas locais e incentivar a participação internacional de suas atividades. A entidade possui escritórios na Austrália, Brasil, China, Alemanha, Áustria, Finlândia, Grécia, Hungria, Índia, Israel, Itália, Coréia, Marrocos, África do Sul, Espanha, Suécia, Reino Unido e Irlanda.

A abertura do escritório faz parte das ações do NIC.br de elaboração de propostas, políticas e modelos para contribuir com o crescimento da internet brasileira. ?Quanto mais padrões, maior o nível de organização que teremos no desenvolvimento da rede mundial de computadores e da presença brasileira nela. Por isso o interesse em estarmos à frente dessa iniciativa?, explica Vagner Diniz, gerente do escritório Brasil.

Segundo ele, a cultura de padrões abertos facilita que as indústrias de software, aplicações e soluções para a web sejam mais competitivas e menos monopolistas. ?Bom para a indústria e para o mercado em geral, que contará com softwares intercomunicáveis e interoperáveis.?

Entre as atividades do escritório brasileiro do W3C estão a publicação em português das principais recomendações e a criação de um fórum amplo para a discussão de padrões para web. O NIC.br pretende ainda identificar excelências na área de padronização para que o Brasil possa ser protagonista nesse cenário e não meramente um país que aceita padrões vigentes. ?Queremos participar e temos condições de contribuir principalmente em duas áreas: TV digital, que logo acontecerá na web e internet no celular, e os padrões de acessibilidade. Diversos sites brasileiros têm avançado nesse tema?, explica Diniz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.