O Brasil no pódio do mercado de PCs

0

Está confirmado: o Brasil é agora o terceiro maior mercado de PCs no mundo. Com taxas de crescimento de dois dígitos e forte tendência positiva para o futuro próximo, ultrapassamos a Alemanha e o Japão para nos alçarmos ao pódio do mercado. À nossa frente, apenas os Estados Unidos e a China. Como saltamos da nona posição, em 2005, para a terceira, menos de seis anos depois?

São vários os fatores que nos levaram a esta posição, sendo o ponto principal a expressiva queda de preço das máquinas. Diversas medidas e incentivos fiscais adotados pelo governo permitiram que o brasileiro comprasse seu primeiro PC. A Lei do Bem, de novembro de 2005, inaugurou uma nova era para a inclusão digital e o mercado nacional de TI. Se em 2005 o brasileiro médio precisava trabalhar 24 semanas para comprar um computador, hoje são necessárias menos de seis semanas.

O mercado corporativo também nos ajudou a chegar lá. A economia brasileira resistiu a duas crises globais e ofereceu condições favoráveis ao crescimento e das empresas brasileiras e investimentos em TI. O setor de serviços cresceu bastante no período. A chegada da Nota Fiscal Eletrônica transformou o computador em uma ferramenta indispensável para o pequeno empresário. Não podemos deixar de falar sobre banda larga, pois um computador desconectado é uma ferramenta incompleta. A universalização da banda larga e a chegada da tecnologia 3G foram fatores importantes para atrair mais brasileiros para o mundo digital. Quem em 2005 tinha um “gostinho” da Internet na LAN House, hoje está comprando seu primeiro PC e plano de banda larga.

Mas por que as pessoas querem computadores em primeiro lugar? Nossas pesquisas mostram que a posse do computador está diretamente ligada à melhoria da qualidade de vida, por meio de experiências cada vez mais visuais e intuitivas. O computador traz informação, entretenimento, educação e acesso a serviços – está no centro do lar, como ferramenta de criação e consumo de informação. O brasileiro considera o PC e o telefone celular os dispositivos eletrônicos mais importantes em sua vida, graças à conveniência que eles trazem ao dia-a-dia.

Hoje, o crescimento do nosso mercado é fortemente guiado por dois grupos: o grupo dos primeiros compradores, nas classes C e D, que adquirem computadores com velocidade acentuada em busca de informação e qualidade de vida, e o grupo dos lares já equipados com computadores, que buscam uma segunda ou terceira máquina, transformando o computador em um item individual, semelhante aos telefones celulares.

Mas ainda temos espaço para crescer. Entre os que não possuem computador, 70% ainda citam preço e dificuldades de financiamento como os principais empecilhos. A banda larga também precisa crescer, seja pela popularização do preço, seguindo o Plano Nacional de Banda Larga, ou pela adoção de ideias inovadoras, como a venda de PCs com conexão de internet pré-paga. E nossas empresas precisam se preparar para o grande volume de negócios que os próximos eventos internacionais, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, criarão. Estamos no caminho certo, e devemos comemorar a conquista do bronze no mercado de TI, mas sem nunca esquecer a importância de criarmos hoje a sociedade do conhecimento de amanhã.

* Cássio Tietê é diretor de Estratégia e Novos Negócios da Intel Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.