JFM anuncia sistema gestão de orçamento para o setor público

0

A JFM Informática anunciou o início da comercialização do Sistema de Gestão Orçamentária, uma ferramenta de apoio a todas as etapas do orçamento, desde o planejamento até a gestão dos gastos públicos. Com isso, o gestor público passa a ter a possibilidade de acompanhamento em tempo real da execução orçamentária e também tem condições de elaborar a proposta orçamentária de forma mais ágil e eficaz.

Conforme explica o diretor comercial da JFM, Alexandre Drummond, o sistema é composto por dois grandes módulos integrados (Planejamento e Execução), que têm interface eletrônica com o Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal) e o Sigplan (Sistema de Informações Gerenciais e de Planejamento).

No módulo de Planejamento, segundo Drummond, a ferramenta suporta os vários ciclos da etapa de planejamento, desde a carga dos programas contidos no Plano Plurianual de Investimentos (PPA), até a carga final da Lei Orçamentária, após aprovação do Congresso Nacional. ?Por meio desse módulo, a negociação entre o Ministério do Planejamento e os órgãos gestores é mais rápida e eficaz.? O argumento é que no momento em que há determinação em relação às restrições e reduções orçamentárias, as informações são repassadas ao sistema, que as processa rapidamente, e elabora um novo planejamento.

O clico de planejamento, no entanto, não se encerra com o envio da proposta ao Congresso Nacional. Lá, o orçamento recebe cortes, alterações e emendas parlamentares. De acordo com o executivo da JFM, as informações sobre alterações e emendas aprovadas no Legislativo são repassadas ao módulo de execução, para avaliação do impacto da mudança e também revisão do orçamento preliminar do órgão. O ciclo, explica Drummond, se encerra com a aprovação e publicação da Lei Orçamentária e a correspondente carga dos seus dados no módulo de execução.

Após a publicação do Orçamento da União, o Sistema de Gestão Orçamentária é abastecido com informações definitivas e suas restrições, para estabelecer a base de execução do orçamento do período. Nessa etapa, entra em ação o módulo de Execução, que permite, a qualquer momento, a inclusão de novos valores relativos às verbas suplementares, verbas extraordinárias ou qualquer outro tipo de complementação orçamentária.

O módulo de Execução, segundo afirma o gerente de consultoria da JFM, Paulo Foina, permite o acompanhamento de todas as etapas do planejamento de gastos, que inicia com o empenho, passa pelo pagamento e se encerra na liquidação das despesas. ?Dessa forma, o gestor passa a ter condições de controlar todas as etapas do planejamento, estabelecendo o total controle das metas. Ou seja, os recursos estabelecidos para um programa terão um acompanhamento mais rígido?, ressalta.

O executivo da JFM também informa que todos os lançamentos correspondentes são feitos automaticamente no Siafi e no Sigplan, por meio de uma interface eletrônica, o que reduz o trabalho manual e a possibilidade de erros de entrada de dados. Foina explica ainda que a ferramenta é flexível e permite que o gestor faça os investimentos, sem passar pelos módulos do sistema. No entanto, como é mantida a possibilidade de lançar os gastos diretamente no SIAFI, a interface permite que informações sobre esses os gastos também cheguem ao Sistema de Gestão Orçamentária. ?Nesse caso, o sistema acusa imediatamente o gasto não identificado?.

De acordo com Foina, a integração do sistema e o alinhamento com o PPA e a LDO garante que os limites orçamentários e as metas programadas sejam identificados rapidamente, o que reduz os riscos de violação da Lei de Responsabilidade Fiscal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.