Camex prorroga redução do imposto de ex-tarifários para TI e telecom

0

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu prorrogar por seis meses a redução da alíquota do imposto de importação para bens de capital incluídos no regime de ex-tarifários- a permissão para importar máquinas e equipamentos com tarifas reduzidas -, que termina no fim do ano. Segundo a Resolução 40, da Camex, publicada nesta quinta-feira, 31, no Diário Oficial da União, o benefício fiscal será prorrogado automaticamente a partir de 1º de janeiro de 2009.

Essas máquinas e equipamentos serão incluídos na Lista Nacional do Brasil no Regime Comum de Importação de Bens de Capital Não Produzidos no Mercosul, com alíquotas do Imposto de Importação de 2%. Atualmente, estão em vigor 2.463 ex-tarifários de bens de capital que não têm produção no Mercosul. Para sistemas integrados (importação de toda a linha de produção) ainda não há decisão. Hoje, 152 sistemas integrados têm redução de imposto de importação.

Para o setor de bens de informática e de telecomunicações (BIT), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior informou que as empresas terão que apresentar o pedido de prorrogação para os benefícios concedidos antes de junho de 2007. Para os ex-tarifários concedidos após este prazo, a Camex estuda a possibilidade de prorrogar automaticamente por até um ano, ou seja, de 1º de janeiro de 2009 até 31 de dezembro de 2009.

Os peticionários de ex-tarifários de BIT, concedidos antes de junho do ano passado, deverão apresentar novos pedidos para que haja prorrogação da vigência, conforme orienta a resolução nº 35 da Camex, de 22 de novembro de 2006.

A vigência dos ex-tarifários concedidos para a importação de transmissores digitais de televisão VHF ou UHF – resolução nº 30 da Camex – em função do acordo firmado entre os setores privados nacionais, não será prorrogada e expira em 31 de dezembro de 2008.

A medida visa estimular os investimentos destinados à ampliação e reestruturação do setor produtivo nacional de bens e serviços, além de dar previsibilidade para as aquisições que contam com redução temporária do Imposto de Importação, nas condições de Ex-tarifários, quando não houver produção da indústria nacional.

Pelo regime de ex-tarifários, o Brasil pode aplicar temporariamente uma alíquota diferenciada da Tarifa Externa Comum (TEC) adotada pelo Mercosul para produtos sem similar na região. A medida visa baratear o custo dos investimentos no Brasil.

Um levantamento do MDIC mostra que os bens importados dentro do regime de ex-tarifários foram utilizados em projetos que geraram investimentos no País da ordem de US$ 77,8 bilhões de julho de 2001 a julho de 2008. A importação desses equipamentos totalizou US$ 12,83 bilhões no mesmo período.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.