TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Pesquisa revela os caminhos da implementação bem-sucedida de multicloud

Postado em: 08/01/2018, às 23:24 por Redação

Estudo conduzido pelo MIT Technology Review Custom, a pedido da VMware, revela que que, embora existam desafios inerentes à implementação, os benefícios começam logo em seguida e apenas melhoram ao longo do tempo.

A pesquisa "After Deployment Storms, Skies Turn Sunny For Multi-Cloud Environments" ("Após a tempestade da implementação, os céus se abrem para ambientes multicloud", em tradução livre) analisou a atitude de mais de 1.300 tomadores de decisões globais de TI de grandes empresas com relação à adoção da nuvem.

No estudo, mais da metade (57%) dos entrevistados citou os desafios técnicos e a demanda por novas habilidades e pessoas como pontos inesperados do gerenciamento de múltiplas nuvens.

Os entrevistados ressaltaram a integração de sistemas legados (62%) e a compreensão da nova tecnologia (61%) como os desafios mais difíceis do processo.   As dificuldades na migração, o gerenciamento de dados de uma nuvem para outra, de modo que todos os dados sejam acessíveis, e a perda de informações também foram muito mencionados, o que mostra quão importante é o planejamento.

Além dos desafios associados à tecnologia, os entrevistados confirmaram que mudar para um ambiente de nuvem afeta pessoas e processos. Os pontos mais afetados pela adoção da nuvem foram governança de dados (26%), habilidades (22%), políticas (16%), aumento ou redução de equipe (16%), número de possíveis fornecedores (15%) e aumento no erro humano (7%).

Àqueles que desejam migrar para a nuvem, os usuários recomendam realizar pesquisas e desenvolver um planejamento extenso, que garanta o alinhamento e uma perspectiva positiva sobre as mudanças que virão.

Além disso, as mudanças feitas pelas organizações como resultado da adoção de múltiplas nuvens incluem: protocolos de segurança (70%), capacitação das pessoas (64%), planejamento de orçamentos (64%), processos (63%), pessoas (53%) e cultura (53%).

 O sucesso da nuvem melhora com o tempo

As organizações estão sempre em uma curva de aprendizado quando se trata de adoção de tecnologias como a Internet das coisas (IoT). De acordo com o estudo, ter uma experiência prolongada com a nuvem influencia positivamente a forma como as organizações vêem e usam a tecnologia.

Em seu primeiro ano de adoção multicloud, os entrevistados avaliaram a importância dos benefícios da nuvem de forma menos positiva do que os usuários experientes – com seis ou mais anos no mercado.

A diferença mais drástica foi com relação à segurança da nuvem (70,3% dos novos adotantes versus 91,3% dos usuários experientes) – uma diferença de 21%.

Outras mudanças significativas de perspectiva entre os novos adotantes e os usuários experientes são os benefícios da escalabilidade (64,8% para 80,1%: uma variação de 15,3%), agilidade aumentada (68,9% para 83,5%: diferença de 14,6%) e privacidade de dados (74,4% para 88,6 uma variação de 14,2%), respectivamente.

Curiosamente, os benefícios associados à eficiência tiveram a menor variação: 5,1% (de 83,8% para 88,9, após seis anos).

Tags: , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top