Câmara Legislativa do DF lança e-Democracia

0

Desenvolvido pelo Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados e distribuído pelo Programa Interlegis do Senado Federal, o e-Democracia foi adaptado para a CLDF como a primeira experiência para, em um trabalho colaborativo, possibilitar o uso da ferramenta em todas as casas legislativas do País.

O evento contou com a presença do presidente da Câmara Legislativa, deputado Joe Valle (PDT), e do ouvidor, deputado Chico Leite (Rede); e de representantes do Laboratório Hacker de Inovação da CLDF (LabHinova) e do LabHacker da Câmara dos Deputados, além de convidados.

Com o acordo assinado entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal para a distribuição da plataforma, o objetivo é que possa ser usada em mais de 1.500 municípios integram o Programa Interlegis. Para isso, a casa legislativa deverá entrar em contato com o Interlegis, que fará a adaptação do e-Democracia.

A plataforma já está sendo implantada na Câmara Municipal de Três Corações, em Minas Gerais; em órgãos do Poder Executivo, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); e no Parlamento da França.

Sistema modular

O e-Democracia é gratuito e fácil de instalar. Os módulos de participação podem ser escolhidos no momento da definição do modelo de plataforma e do que será oferecido aos cidadãos, de debates simples sobre determinados temas à produção colaborativa de proposições. A casa legislativa pode ainda propor a inclusão de outras ferramentas. Atualmente, são oferecidos os módulos Audiências Interativas, Wikilegis e Expressão.

No Audiências Interativas, os cidadãos podem participar ao vivo de evento transmitido pela internet e interagir com os participantes – enviando perguntas para os parlamentares e convidados ou trocando ideias com os cidadãos que também estiverem na plataforma.

As perguntas mais votadas pelos próprios internautas são respondidas durante o evento. A qualquer tempo, os cidadãos podem consultar o conteúdo da audiência, com o vídeo da íntegra do debate, o conteúdo da sala de bate-papo e as perguntas mais votadas com as respectivas respostas.

O Wikilegis permite a edição colaborativa de proposições, artigo por artigo. O parlamentar relator inclui o texto na plataforma e conta com a experiência e a expertise dos internautas em cada tema. Na Câmara dos Deputados, leis importantes foram construídas com a colaboração dos cidadãos, como o Marco Civil da Internet (Lei 12.965/14), o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/15) e o Estatuto da Juventude (Lei 12.852/13), entre outras.

O Expressão é o módulo mais livre da plataforma, no qual o objetivo é debater temas e políticas públicas importantes para os cidadãos. Esses debates são feitos entre os internautas e também com a participação de parlamentares ligados ao tema. Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.