Saúde digital ainda enfrenta desafios na adoção de modelos de negócios e integração de tecnologias

0

A 10ª edição da Pesquisa QI Digital PwC no setor de saúde identificou que o interesse nas tecnologias digitais aumentou nos últimos 10 anos, embora ainda avance a passos lentos no Brasil e no mundo.  Os maiores obstáculos destacados foram falta de equipe qualificada, com 63% das respostas; 59% disseram que as tecnologias estão ultrapassadas; 57% afirmaram que falta integração de tecnologia e dados novos existentes.

Esses foram alguns dados destacados por Eliana Kihara, sócia e líder do setor de saúde da PwC durante o Fórum Saúde Digital, realizado em São Paulo nesta quarta-feira, 22, promovido pela TI Inside. "Em 2007, quando digital significava tecnologia, o cenário era bem diferente. Hoje, com a Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Internet das Coisas, Big Data, há uma preocupação se é possível healthcare ir para a jornada digital".

Além disso, o estudo da PwC revela que os executivos querem um retorno do investimento a curto prazo em tecnologia digital. E, ainda, diante dos obstáculos atuais e desafios regulatórios, houve um decréscimo em priorizar a experiência do cliente, quando a pesquisa revela que apenas 63% entendem que seus CEOs são líderes digitais contra 72% em 2015.

Diagnóstico digital

O cenário da pesquisa mundial da PwC reflete a realidade brasileira, com algumas diferenças na escolha do modelo de negócio, que já avançou na Europa e Estados Unidos. Os gastos com o sistema de saúde aumentam acima da inflação, além de a população brasileira aumentar a longevidade abrindo um gap entre as gerações digitais e analógicas. Assim, é senso comum que a jornada do cliente deve ser personalizada, uma vez que os perfis são distintos.

Segundo Patrícia Ellen, presidente da Optum, hoje 80% dos dados estão desestruturados e o próximo passo é saber quais e para qual uso os dados serão integrados. "Além disso, o engajamento para jornada do paciente exige também contato humano e esse trabalho deve ser melhorado", completa.

Outra questão ainda a ser resolvida no setor de saúde é o modelo de negócio, atualmente com pagamentos realizados pelo "fee for service", o que, na visão da CEO da Optum, não funciona. Ela defende que a remuneração seja feita com base em um modelo de pagamento usando Analytics para isso, tanto para hospitais quanto operadores.

A dificuldade na integração dos dados esbarra em vários aspectos. Um deles é a dificuldade do preenchimento do prontuário eletrônico por médicos geralmente mais antigos na profissão. Ariel Dascal, diretor de inovação da Rede D´Or afirma ser este ainda um desafio. "De um lado médicos catedráticos; e os nativos digitais, do outro. Os clientes hoje são a maioria habituada com a era digital".

Embora defenda o modelo DRG (Diagnosis Related Group), Dascal afirma que a Rede D´Or não está preparada para implantar a metodologia, uma vez que atualmente conta com uma rede de 40 hospitais, muitos deles recém adquiridos, e que o momento atual é deexpansão da companhia. "Portanto, não é o momento, porque a existe fragmentação da informação que está ainda descentralizada".

Prevenção humanizada

Diferentes das grandes redes hospitalares, a Clínica Fares adota um modelo de jornada do paciente diferenciado. Com sede em Osasco (São Paulo), a Clínica Fares nasceu a 30 anos com uma proposta inovadora, atuando com um corpo clínico formado por mais de 300 médicos especialistas, mais de 60 cirurgiões e mais de 50 especialidades médicas. Parceiro da Rede D´Or, a jornada é pautada na inovação e o foco é na medicina humanizada, tratando a prevenção e o wellness. A clínica aposta em aplicativos de saúde e wearables regulados e validados em seus pólos inteligentes, garantindo a medicina resolutiva.

"Os Pólos Médicos reduzem a jornada do paciente, otimizam recursos, promovem a integração da cadeia de atendimento (médico, laboratório, diagnóstico, unidades de atendimento de pequena e média complexidade). A ideia é humanizar a relação médico e paciente", explica o Dr. Adiel Fares, fundador e CEO da Clínica Fares. Segundo ele, o modelo de atendimento permite reduzir em até 50% do absenteísmo no trabalho.

A eficiência no modelo de negócio também está baseada numa plataforma denominada Banco da Vida, em desenvolvimento, com o objetivo de promover a ressignificação do paciente (estilo de vida mais saudável e mudança de hábitos) com uma jornada em um único ambiente digital. Por meio da plataforma, o cliente recebe orientação de qualidade de vida, bem-estar e saúde por meio de vídeos com especialistas e atua diretamente na prevenção e promoção da saúde.  "O paciente é o protagonista e ele quem tem o controle absoluto dos seus dados".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.