Garantia de neutralidade do Marco Civil ainda não é realidade, dizem entidades de defesa do consumidor

0

Sancionada há mais de um ano, a Lei nº 12.965/2014, o Marco Civil da Internet (MCI), garante o direito à neutralidade de rede, isto é, o tratamento isonômico de pacotes. Há, contudo, previsão de exceções técnicas, que ainda precisam ser regulamentadas por decreto da presidenta Dilma Rousseff – o que deve acontecer ainda este ano, com anúncio formal previsto para o encontro IGF, em João Pessoa, em novembro. Por enquanto, na prática, o usuário ainda pode estar exposto à discriminação de pacotes, especialmente quando há dificuldade em se comprovar o ocorrido na falta de uma entidade aferidora, dizem as entidades de defesa do consumidor.

A advogada e membro do conselho consultivo da Proteste Flávia Lefèvre explica que a neutralidade é uma ferramenta jurídica para garantir a isonomia e evitar condutas anticoncorrenciais. Só que a fiscalização "depende de apuração técnica por um órgão que ainda não está definido". Por isso, há dificuldade em comprovar tecnicamente a degradação do tráfego.

Recorrer à Anatel não é exatamente a solução. De acordo com a Lei Geral de Telecomunicações (LGT), a agência (e nenhum outro órgão) não regula o serviço de valor adicionado, que são aqueles baseados no protocolo IP – ou seja, utilizam a Internet como meio de distribuição, mas não se confundem com um serviço de telecomunicações. Mas existe uma área cinzenta, que será regulamentada juntamente com outros dispositivos do Marco Civil, que é justamente a fiscalização e regulamentação da neutralidade de rede: entidades de defesa do consumidor querem jogar esse papel para a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça, enquanto as teles e mesmo alguns grandes provedores de serviços OTT, como a Netflix, preferem que essa tarefa fique sob a responsabilidade da Anatel.

Até lá, o consumidor acaba ficando sem um norte. Mas é possível procurar entidades de defesa ao consumidor e o judiciário e há saída no código de defesa do consumidor, diz Lefèvre. "Quando é o caso que é uma prova principalmente técnica, quem tem que provar é a empresa. Apesar de difícil, o consumidor tem a seu favor a inversão da prova".

Proposta da sociedade civil

Isso não exime a necessidade de um mecanismo de fiscalização, até para provocar uma atitude proativa por parte das operadoras. "Tem que ter alguém para fiscalizar, não dá para atribuir um direito e deixar as pessoas olhando como se fosse 'TV de cachorro'", declara Flávia Lefèvre.

A advogada lembra que existe estrutura de proteção ao consumidor. O Ministério Público conta com uma câmara específica de proteção, há o Procon e também a Senacon, do Ministério da Justiça; além de organizações privadas que possuem legitimidade para defender os interesses dos usuários. Além disso, os órgãos técnicos, como a própria Anatel e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), foram entidades indicadas para aconselhar a presidenta na elaboração da minuta do decreto de regulamentação do Marco Civil, que deve sair este ano.

O coletivo de defesa da democratização das comunicações Intervozes defende que se aproveite essa estrutura competente para lidar com a neutralidade de rede. A entidade enviou proposta ao Ministério da Justiça com uma junção de atores, entre Anatel, CGI.br, Senacon, Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e Procons, que poderiam atuar de forma coordenada. "A nossa solução é possível, isoladamente já pode ser aplicada em casos específicos", declara a coordenadora executiva do Intervozes, Veridiana Alimonti. Ou seja: nada as impede de atuar com base na Lei em vigor, ainda que não seja a forma mais ótima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.