TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Facebook confirma violação de segurança de até 50 milhões de contas

Postado em: 28/09/2018, às 14:47 por Redação

O Facebook afirmou nesta sexta-feira, 28, que "quase 50 milhões" de seus usuários ficaram expostos a uma falha de segurança. A rede social informou que os invasores conseguiram explorar uma vulnerabilidade em um recurso conhecido como "Visualizar Como" (View As) para controlar as contas das pessoas. A violação foi descoberta na terça-feira, disse o Facebook, que informou a polícia, segundo a BBC News.

Os usuários que foram potencialmente afetados foram solicitados a fazer login novamente na sexta-feira.

A falha foi corrigida, escreveu o chefe de segurança da empresa, Guy Rosen: "Como acabamos de iniciar nossa investigação, ainda não determinamos se essas contas foram usadas de forma incorreta ou se qualquer informação foi acessada. Também não sabemos quem está por trás desses ataques ou onde eles estão baseados".

A função "Visualizar Como" do Facebook é um recurso de privacidade que permite que as pessoas vejam o que seu próprio perfil parece para outros usuários, deixando claro quais informações são visíveis para seus amigos, amigos de amigos ou o público.

Os atacantes encontraram vários bugs nesse recurso que "permitiam que eles roubassem tokens de acesso ao Facebook, que eles poderiam usar para assumir as contas das pessoas", explicou Rosen.

"Os tokens de acesso são o equivalente a chaves digitais que mantêm as pessoas conectadas ao Facebook para que não precisem reinserir sua senha.

"Como acabamos de iniciar nossa investigação, ainda precisamos determinar se essas contas foram mal utilizadas ou se qualquer informação foi acessada. Também não sabemos quem está por trás desses ataques ou onde eles estão localizados", informou o chefe de segurança do Facebook, Guy Rosen.

Trocas de senhas

Como resultado da ação, 90 milhões de pessoas terão que fazer login novamente no Facebook.  A rede social informa que redefiniu as chaves de acesso das quase 50 milhões de contas "que sabemos que foram afetadas, para proteger sua segurança".

Como "precaução", também reconfigurou as chaves de "outras 40 milhões de contas".

"Cerca de 90 milhões de pessoas terão que fazer o login novamente no Facebook ou em qualquer um dos aplicativos que usam o Login do Facebook", explica a rede.

Os engenheiros do Facebook dizem que "não há necessidade de ninguém mudar suas senhas".

"E se alguém quiser tomar a precaução de sair do Facebook, deve visitar a seção 'Segurança e Login' nas configurações. Ele lista os lugares em que as pessoas estão logadas no Facebook com uma opção de um clique para sair de todas elas."

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial