TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Construção Civil cria blockchain privado para garantir a confiabilidade dos projetos entre stakeholders

Postado em: 28/11/2017, às 22:44 por Redação

Por meio do conceito de nuvem para gerenciamento de processos durante a fase de obras, a Construtivo conecta toda a cadeia do setor de construção pesada onde ela atua (governo e iniciativa privada) com as complexas ferramentas do setor, como GED, BIM e workflows.

Tudo isso, diz respeito ao uso de informação, que muitas vezes circula em diferentes etapas e organizações da cadeia de construção civil, desde o canteiro de obras, passando por projetos e pelos decisores que possuem como clientes o setor elétrico, grandes usinas, linhas de transmissão e cada vez mais a confiabilidade e transparência é fator decisivo na contratação e andamento dos contratos.

"Uma das ideias pré-blockchain era usar aplicativo móvel para validar cópia em papel, além do tolens para certificar as obras. Entramos com o blockchain para consolidar todas as informações para ser o ponto de confiabilidade", explica Marcos Granadeiro, CEO do Construtivo, durante a 2ª edição do Fórum Blockchain, organizado ela TI Inside, no Hotel Blue Tree Morumbi, em São Paulo, realizado nesta terça, 28.

Segundo ele, a questão era: e se falharmos? A solução replicada a base de dados para todos os steakholders da cadeia por meio de um blockchain privado (multi-chain) porque, embora o ambiente seja seguro, imagine uma grande obra, como Belo Monte, ter um dado em rede pública", explica.

Diferente do blockchain público, no privado apenas membros autorizados podem participar, simplificando os requisitos de segurança para o armazenamento das informações. Todos os stakeholders contam com mesma informações em plataformas diferentes, como Ethereum, Corda, etc, para que possam usar  de acordo com a maturidade tecnológica de cada um. "Quada uma empresa tem uma área de TI, ela pode usar a solução na nuvem como Azure ou AWS", explica o executivo.

Tags: , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top