Facebook remove páginas suspeitas criadas para influenciar eleições nos EUA

0

O Facebook disse nesta terça-feira, 31, que removeu 32 contas e páginas que supostamente foram criadas para influenciar as eleições dos EUA em novembro. Que estava nos estágios "muito iniciais" da investigação e ainda não sabia quem estava por trás das páginas.

Segundo a empresa, os criadores foram mais longe para esconder suas identidades do que uma campanha baseada na Rússia para atrapalhar a eleição presidencial de 2016.

A rede social disse em um blog que havia identificado 17 perfis suspeitos no Facebook e sete contas no Instagram. Que havia mais de 9.500 posts no Facebook criados pelas contas e um conteúdo no Instagram. No total, mais de 290.000 contas seguiram pelo menos uma das páginas envolvidas, acrescentou.

O Facebook disse que as contas suspeitas também publicaram cerca de 150 anúncios no Facebook e no Instagram, custando um total de US$ 11 mil.

Além disso, a rede social disse que não encontrou evidências de endereços de IP da Rússia. Mas encontrou um link entre o IRA e as novas contas. Uma das contas IRA desativadas compartilhou um evento do Facebook hospedado pela página Resisters. A página também listou brevemente uma conta IRA como um de seus administradores.

O Facebook removeu as contas suspeitas, mas diz que outros administradores de páginas legítimos interagiram involuntariamente com elas.

Por exemplo, depois que a conta do Resisters criou um evento no Facebook para um protesto de 10 a 12 de agosto chamado "No Unite the Right 2", cinco outros proprietários de páginas se ofereceram para co-hospedar a demonstração e postaram detalhes sobre transporte e locais.

O Facebook disse que contatou os administradores envolvidos e alertaria os 2.600 usuários que manifestaram interesse no evento.

A empresa disse que também continuará os esforços para detectar novos usos errados de sua plataforma e trabalhar mais de perto com as autoridades policiais e outras empresas de tecnologia para entender as ameaças enfrentadas. Com informações das agências internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.