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FICO adota solução de voz para interagir com seus clientes nos EUA

Postado em: 13/03/2019, às 19:21 por Redação

O uso de plataformas de interação por voz cada vez mais ganha novas aplicações para diferentes áreas de serviços financeiros. A informação é Douglas Silva, responsável pelo segmento de Financial Services da

, em sua palestra "As novas tecnologias estão impactando a forma que as transações são realizadas no Brasil e no Mundo", durante o FICO Fórum Brasil, que aconteceu nessa quarta-feira, 13, no Sheraton Hotel, em São Paulo.

Segundo o executivo, a FICO usa a plataforma text-to-speech Amazon Polly para alimentar uma variedade de aplicativos de voz para melhorar a experiência do cliente nos Estados Unidos. A plataforma Amazon Polly está incorporada na plataforma CSS (Serviços de Comunicação ao Cliente) que fornece comunicações automatizadas de voz, texto e e-mail para ajudar as organizações na detecção de fraudes e atendimento ao cliente.

Segundo explicou, os consumidores podem usar o Alexa, que dá um toque humano na interação durante todo o ciclo de vida do crédito do cliente resolvendo rapidamente fraudes, diminui o abandono de aplicativos, conduza renovações de serviços, suporte a operação e upselling de vendas, entre outros serviços.

Para a FICO, que realiza 10 bilhões de transações ao dia, a incorporação da Alexa em seus produtos facilita a expansão de novos serviços da empresa em diversos continentes sem a barreira da língua de cada país, o que diminui sensivelmente o tempo e custo de implantação de novas aplicações.

Grupo Fleury

O FICO Fórum também apresentou cases de uso no Brasil, como do Fleury, um dos maiores Grupos de medicina diagnóstica do Brasil, que criou uma plataforma automatizada para gerenciar seu planejamento de demanda – o Fleury Forecaster – com a ajuda do FICO Xpress Insight. Usando essa plataforma, o Grupo Fleury reduziu o tempo necessário para criar um forecast de vendas. As previsões também se tornaram mais precisas e granulares, com a margem de erro geral menor que 10%.

O Grupo Fleury gerencia um processo robusto de planejamento de demanda para alocar apropriadamente seus mais de 10 mil funcionários nos locais necessários e durante o período de tempo adequado. Para gerenciar este processo complexo, o Fleury tem de conciliar oferta e demanda, bem como novos planos de produtos, tanto no nível detalhado quanto no agregado.

"Nosso desafio era adaptar as tecnologias disponíveis aos processos de planejamento de demanda em um negócio de medicina diagnóstica", disse Eduardo Bianchetti, gerente de Precificação, Inteligência Comercial e Portfólio do Grupo Fleury. "O conhecimento da FICO na operacionalização de analíticos e otimização foi usado para construir uma plataforma baseada em inteligência artificial e aprendizado de máquina. Agora podemos fornecer informações mais valiosas para nossos analistas de planejamento, o que facilita a tomada de decisões em geral. Esperamos uma economia significativa por meio da alocação de recursos mais eficiente".

Impulsionada pela inteligência artificial, a plataforma Fleury Forecaster pode mostrar níveis de demanda em tempo real e previsões continuamente atualizadas em todo o extenso portfólio de serviços médicos do Grupo Fleury. A plataforma possui painéis dinâmicos que são importantes na análise crítica dos resultados e que ajudam no gerenciamento do processo de forecast. Ter todas essas informações contidas em uma interface integrada e fácil de usar permite que a empresa identifique seus pontos problemáticos mais urgentes, distingam suas melhores oportunidades de crescimento e planeje como abordar e capitalizar efetivamente cada uma delas.

Santander

O Santander Brasil está implementando novas estratégias de empréstimos e modelos analíticos na metade do tempo usando o FICO Decision Management Suite. A instituição, que é o terceiro maior banco privado do país e representa cerca de 30% das receitas globais do Grupo Santander, reduziu a carga de trabalho para seu grupo de TI, enquanto ganhou a habilidade de responder rapidamente às mudanças e exigências do mercado.

O Santander Brasil iniciou a jornada rumo a uma plataforma de decisão mais integrada para se adaptar mais rapidamente ao mercado e também aproveitar os dados não estruturados e novas tecnologias de análise, como o Python.

"Tivemos que melhorar o tempo de comercialização de nossas novas estratégias para responder rapidamente às mudanças do mercado e atender melhor nossos clientes", disse Francisco Munoz, diretor associado de Enterprise Risk Management. "Para fazer isso, precisávamos de uma solução que dependesse menos da equipe de TI e proporcionasse aos usuários corporativos o poder de criar, alterar e promover estratégias. Nossa estrutura de 28 mecanismos de decisão, todos implementados em tecnologia de mainframe, não poderia fornecer a flexibilidade e a velocidade que precisávamos."

Após uma análise do mercado, o Santander Brasil escolheu o FICO Decision Management Suite para extrair e transformar os dados brutos do data lake e fornecer recursos para a decisão em tempo real. A plataforma foi escolhida devido à sua flexibilidade e capacidade robusta de suporte à transformação digital do banco.

A solução foi usada para transformar variáveis brutas em variáveis prontas para uso no data lake do banco, criando uma "prateleira variável". O Decision Management Suite é conectado diretamente ao Big Data do banco e à outras fontes de dados e é capaz de acessar rapidamente novos tipos de dados e fornecê-los ao processo de decisão de risco do banco. A equipe de risco também foi capaz de implantar novas formas de modelos analíticos (Python) nas decisões em tempo real do banco.

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