Kaspersky Lab alerta sobre aplicativo malicioso no GooglePlay

0

A Kaspersky Lab emitiu um alerta sobre um aplicativo malicioso que simula ser o popular AdBlock Plus, usado por milhões de pessoas em todo o mundo para bloquear anúncios enquanto navegam na Internet. De acordo com Dmitry Bestuzhev, diretor de Pesquisa e Análise da equipe Kapersky Lab America Latina, em vez de bloquear a publicidade, o aplicativo envia mais anúncios do que o normal para os usuários, anúncios que também comprometem a privacidade de seus dados.

"Este é um daqueles casos em que o usuário procura proteção, mas só encontra problemas", diz Bestuzhev. Uma vez instalado no dispositivo, o aplicativo fornece várias permissões, incluindo o acesso a mensagens SMS, lista de contatos e registros de arquivos que contêm informações confidenciais do usuário. Além disso, o aplicativo tem a capacidade de alterar as configurações de Bluetooth e permitir conexões de  entrada de outros dispositivos

.Kasperski

O Adware, que foi removido do Google Play, é rentabilizado através de uma rede de publicidade móvel baseada no Brasil, que permite que o cybercriminoso receba dinheiro por cada clique e instalação feita por suas vítimas.

De acordo com um estudo realizado pela Kaspersky Lab e pela B2B Internacional em agosto de 2013, mais de 50% dos proprietários de smartphones e tablets com sistema operacional Android não utilizam qualquer software de segurança para proteger seus dispositivos de ameaças cibernéticas.

Estes resultados são surpreendentes porque a plataforma Android tem sido o principal alvo dos cibercriminosos – a Kaspersky Lab constatou que 99% das amostras de malware atuais que visam dispositivos móveis têm sido desenvolvidas para o sistema operacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.