ESET divulga as dez ameaças virtuais mais propagadas em abril

0

A fornecedora de soluções de segurança ESET acaba de divulgar um ranking com as dez ameaças virtuais mais propagadas no último mês de abril, elaborado com auxilio da ferramenta de análises estatísticas ThreatSense.Net, utilizada nas soluções fornecidas pela companhia.

No período, as três ameaças mais detectadas foram o INF/Autorun, o HTML/ScrInject.B e o Win32/Sality.

Segundo o sistema de estatística ThreatSense.Net, as dez principais ameaças à segurança da informação detectadas durante abril de 2013 foram:

1. INF/Autorun

Porcentagem total de detecções: 2.98%

Arquivo malicioso utilizado para executar e propor ações automaticamente, quando uma mídia externa, como um CD, DVD ou dispositivo USB, é usado no computador.

2. HTML/ScrInject.B

Porcentagem total de detecções: 2.29%

Infecção de páginas HTML que contêm scripts escondidos ou tags Iframe maliciosas, que redirecionam o usuário para o download do malware.

3. Win32/Sality

Porcentagem total de detecções: 1.82%

O Sality é um vírus polimórfico. Quando executado, inicia um serviço e cria ou elimina registros relacionados com as atividades de segurança no sistema. Modifica os arquivos .exe e .scr, além de desativar os serviços e processos referentes às soluções de segurança.

4. Win32/Dorkbot

Porcentagem total de detecções: 1.62%

Worm propagado por meio de mídias removíveis e que contém um backdoor, que permite o controle remoto. Seu objetivo é obter senhas de acesso dos usuários quando utilizam determinados sites.

5. HTML/Iframe.B

Porcentagem total de detecções: 1.48%

Iframe malicioso encontrado em páginas HTML e que são redireciona o usuário para uma URL específica com conteúdo malicioso.

6. Win32/Bundpil

Porcentagem total de detecções: 1.48%

Ele é um worm que se espalha por meio de mídias removíveis.

7. Win32/Ramnit

Porcentagem total de detecções: 1.46%

Trata-se de um vírus que se executa ao iniciar o sistema. Infecta arquivos .dll e .exe. Também busca arquivos htm e html para escrever instruções maliciosas neles. Ele pode ser controlado remotamente para tirar screenshots, enviar informações de maneira disfarçada, baixar ou executar arquivos e desligar ou reiniciar o computador.

8. HTML/Phishing.LinkedIn.A

Porcentagem total de detecções: 1.34%

É um trojan que redireciona o navegador para uma URL específica com o programa malicioso.

9. Win32/Conficker

Porcentagem total de detecções: 1.25%

É um worm de rede que aproveita diferentes vulnerabilidades do sistema operacional Windows, além de outros meios, como dispositivos de armazenamento removível e recursos compartilhados de rede. Quando infecta a máquina, ele permite que o cibercriminoso controle o computador do usuário de forma remota e realize ações maliciosas, sem a necessidade do uso de senhas de acesso.

 10. JS/TrojanDownloader.Iframe.NKE

Porcentagem total de detecções: 0.97%

É um trojan que redireciona o navegador para uma URL específica com código malicioso. Geralmente, é encontrado em páginas HTML

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.