TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Roubo de 1,4 bilhão de logins na Dark Web: passou da hora de administrar senhas

Postado em: 10/01/2018, às 18:13 por Michael Miley

Há algumas semanas, talvez você tenha visto algumas notícias preocupantes: pesquisadores analisaram cada cantinho da dark web e encontraram uma coletânea secreta com 1,4 bilhão de logins e senhas violados.

É isso mesmo: 1,4 BILHÃO. Seus dados de acesso podem estar entre eles e, caso você use a mesma senha para várias contas, você está desprotegido contra os hackers. Há anos os usuários encontram dificuldades para administrar suas senhas, então – digamos – que já passou da hora de melhorar sua segurança online.

O que aconteceu?

A descoberta da semana passada é um alerta para todos que usam a internet e enfrentam dificuldades para administrar suas senhas online. O banco de dados de 41 GB foi encontrado em um fórum clandestino. Além disso, pacotes com logins/senhas foram armazenados em texto simples para que os hackers possam facilmente encontrar o que procuram.

De acordo com a análise feita até o momento, a maioria das senhas violadas são verdadeiras e foram obtidas por meio de centenas de violações de dados de sites como o LinkedIn, MySpace, Last.FM, e Netflix. Muitos nomes de usuários e senhas podem ser antigos, talvez de sites e serviços que você nem use mais. Mas, considerando que os usuários geralmente usam as mesmas senhas em diversas contas, ainda assim elas podem ser muito valiosas para os hackers, possibilitando violações de contas em uso.

Resumindo, o banco de dados fornece aos cibercriminosos uma forma rápida de realizar fraudes e roubar identidades.

O problema com as senhas

A descoberta evidenciou um problema de longo prazo com as senhas. Elas foram muito úteis nos primórdios da internet, quando só precisávamos lembrar de uma ou duas senhas. Mas tudo mudou. Há dez anos, a Microsoft notou que um usuário da internet tinha cerca tinha 25 contas online. Esse número deve ter crescido absurdamente.

Cerca de 80% dos americanos fazem compras pela internet e não pensamos duas vezes antes de criar uma nova conta online. Afinal, salvar nossas informações nestas contas torna nossas vidas mais fáceis, certo? A resposta é sim até sua conta ser hackeada e suas informações de pagamento serem roubadas.

Bom, mas o que pode ser feito?

Como tornar a vida mais fácil… e mais segura

Felizmente, há uma solução: use um administrador de senhas. Ele ajuda a gerar senhas muito seguras, exclusivas e difíceis de usar para cada uma das suas contas online. Além disso, a ferramenta:

  • Armazena e insere seus dados de acesso com segurança para que possa acessar a conta quando navega na web, ou seja, você não precisa se lembrar delas;
  • Fornece uma maneira fácil de mudar senhas. Se já usou mais de uma vez ou alguma informação vazou ou foi roubada, o Password Manager da Trend Micro, por exemplo, pode te ajudar a atualizar todas as suas contas com senhas fortes e exclusivas;
  • Agiliza e facilita a administração de suas senhas em qualquer local, em qualquer dispositivo ou navegador, incluindo um Mac – e pode ser aberto com um simples toque em dispositivos Android e iOS;
  • Te ajuda a importar as senhas salvas em seu navegador, que não é um lugar seguro;
  • Identifica e reporta senhas fracas;

Não importa o quão bem você acha que protegeu a sua vida digital, as organizações com as quais você interage online continuam a ser violadas, expondo seus logins no processo. Os administradores de senha devolvem o controle da situação para que você possa economizar tempo (e memória!) para fazer o que realmente importa na vida. Guardar senhas, definitivamente, não precisa ser uma delas.

Michael Miley, gerente de marketing de produtos para Global Consumer da Trend Micro.

Tags: , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top