TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Trend Micro identifica app malicioso desenvolvido em Kotlin

Postado em: 11/01/2018, às 18:55 por Redação

Pesquisadores da Trend Micro alertam para novo aplicativo malicioso (detectado como ANDROIDOS_BKOTKLIND.HRX) que, aparentemente, é, segundo a empresa, o primeiro desenvolvido em Kotlin, linguagem de programação de código aberto para aplicativos modernos e multiplataforma.

As amostras que os especialistas da empresa encontraram no Google Play se passavam pelo aplicativo Swift Cleaner, uma ferramenta utilitária que limpa e otimiza os dispositivos Android.

O aplicativo malicioso, que foi instalado de 1.000 a 5.000 vezes desde que foi escrito, consegue executar um comando remoto, roubar informações, enviar SMS, encaminhar URLs e clicar em fraudes publicitárias. Ele também consegue inscrever os usuários em serviços de assinatura de SMS premium sem sua permissão.

A linguagem Kotlin foi descrita como concisa, reduzindo drasticamente a quantidade de código de referência; segura, porque evita classes inteiras de erros, como exceções de ponteiro nulo; interoperável para usar bibliotecas existentes para JVM, Android e navegador; e compatível com ferramentas devido à sua capacidade de escolher qualquer Java IDE ou desenvolver a partir da linha de comando.

No entanto, ainda não se sabe se essas características da linguagem Kotlin podem fazer diferença ao criar malwares.

Tags: , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top