Kaspersky Lab lança proteção ao PC antes da inicialização do sistema operacional

0

A Kaspersky Lab lança uma solução anti-malware que protege o computador antes que o sistema operacional seja iniciado, o Kaspersky Anti-Virus para Unified Extensible Firmware Interface (KUEFI). Essa interface é desenvolvida pelo Unified EFI Forum.

O UEFI é caracterizado como o sucessor do BIOS (Sistema básico de Input/Output) e oferece suporte para novas tecnologias possibilitando melhor experiência para o usuário durante a inicialização do computador. Através de múltiplas interfaces, a especificação entrega um sistema mais seguro, tempo de inicialização mais rápido, melhor desempenho, com diversas vantagens tecnológicas se comparadas com o sistema BIOS tradicional.

A Kaspersky Lab aproveitou a oportunidade para desenvolver um produto anti-malware compatível com o UEFI, que será capaz de verificar determinados arquivos de sistema e endereços de memória antes que o sistema operacional seja carregado. Antes dessa tecnologia, rootkits e bootkits poderiam ficar ativos no sistema antes de qualquer solução anti-malware convencional, permitindo que essas ameaças se escondessem do antivírus ou impedindo que o produto de segurança fosse carregado por completo na máquina.

Através do carregamento de um chip ROM, o KUEFI será capaz de verificar os arquivos do sistema antes deles serem carregados e detectar qualquer malware que possa estar escondido na plataforma. Baseada em tecnologias da Kaspersky Lab e do núcleo do Kaspersky Antivírus, a solução oferece configurações de digitalização flexíveis para alcançar o desejado "desempenho versus taxa de detecção" e obter o nível de performance exato para as necessidades de cada usuário. Dependendo do modo de utilização, uma vez que é detectada uma ameaça, o KUEFI pode alertar o usuário ou bloquear completamente o processo de boot até que um especialista qualificado resolva o problema.

"Estou incrivelmente animado com este anúncio. O lançamento do KUEFI só nos traz a vantagem que procuramos por tanto tempo em nossa luta contra o malware", diz Nikolay Grebennikov, CTO da Kaspersky Lab. "Anteriormente nossos inimigos estavam sempre um passo à frente. Eles eram os primeiros a encontrar brechas, pontos fracos ou vulnerabilidades de dia zero, enquanto tínhamos que encontrar uma solução para esses ataques. Mas agora, eles não serão mais capazes de esconder suas atividades maliciosas, uma vez que o KUEFI rodará no nível mais baixo possível para garantir que o sistema do usuário esteja limpo e seguro."

A solução é desenvolvida para ser usada por organizações com os requisitos de TI mais rigorosos, como agências de Estado, organizações militares, usinas, indústrias, e quaisquer outras entidades onde a perda de dados relacionada à malware, o vazamento de dados ou corrupção representa a maior ameaça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.