RSI desenvolve ferramenta para acompanhamento de informações de licenciamento ambiental

0

O Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) desenvolveu sistemas para aperfeiçoar a gestão dos processos de licenciamento e educação ambiental. O projeto foi realizado em parceria com a RSI Redes, fornecedora de soluções customizadas e orientadas para uma gestão mais eficaz dos negócios.

Com quase 60 anos de atividades como entidade sem fins lucrativos, o IBP é o representante institucional do setor de petróleo, gás e biocombustíveis. Com sede no Rio de Janeiro, conta com 100 funcionários e uma rede de 1.250 especialistas que atuam em suas comissões técnicas. Sua diretoria é formada por executivos de empresas associadas, com o objetivo de fomentar uma indústria competitiva, sustentável, ética e socialmente responsável.

Para este projeto, foram criados o portal do Programa de Educação Ambiental da Bacia de Campos (PEA-BC) e o Sistema de Acompanhamento de Licenças Ambientais de Atividades de Perfuração (SALIC).

O PEA-BC é uma medida mitigadora do licenciamento ambiental federal e foi instituído pelo IBAMA em 2010, por meio da Nota Técnica CGPEG/DILIC/IBAMA 001/10. Ele tem como objetivo articular os projetos de Educação Ambiental, de empresas que atuam na indústria marítima de petróleo e gás na Bacia de Campos, voltados para os grupos sociais afetados pelos impactos socioambientais dos empreendimentos licenciados.

Já o SALIC foi criado para acompanhamento de processos de licenciamento ambiental permitindo, aos associados do IBP, o gerenciamento das etapas referentes às atividades de exploração de óleo e gás. Em futuro próximo o sistema deverá ser complementado com a etapa de produção. O IBP desenvolveu instrumentos de governança que garantem a privacidade dos dados de planejamento estratégico das empresas associadas.

No entendimento da RSI as ferramentas criadas aumentaram a eficácia do fluxo de informação dos processos de fiscalização, organizando processos e requisitos necessários (compensações, trabalhos ambientais, sociais, programas de educação ambiental). Além disso, elas são de fácil consulta, compartilhando conhecimento de normas e legislações vigentes.

Segundo Marcos Villas, sócio-fundador da RSI, o objetivo do projeto SALIC é fornecer um instrumento interativo para as empresas associadas ao IBP, de modo que elas consigam visualizar facilmente e com clareza o acompanhamento dos processos das suas licenças ambientais.

"Há mais de dez anos desenvolvemos soluções para aprimorar a eficiência e a eficácia de processos administrativos. A ideia é que as próprias empresas alimentem a plataforma individualmente com suas ações, aumentem o controle de seus processos e agilizem as adequações para obter as autorizações para prosseguir com seu trabalho", afirma Villas.

O projeto do PEA-BC está no ar desde 2015 e há 7 projetos de educação ambiental ativos, das empresas Petrobras, Shell, Chevron, Petrorio e Statoil.  Já o SALIC foi desenvolvido em 2016 e encontra-se em implantação pelas empresas associadas ao IBP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.